Sumários

Apresentações orais: El Burlador de Sevilla

10 Março 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Conclusão das apresentações orais preparadas por estudantes sobre El Burlador de Sevilla, de Tirso de Molina: as relações familiares, a figura do “convidado de pedra”, os contrastes entre vida e morte, e entre a justiça humana e a justiça divina.


Apresentações orais: El Burlador de Sevilla

6 Março 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Início das apresentações orais preparadas por estudantes sobre El Burlador de Sevilla, de Tirso de Molina: as figuras femininas, as figuras de poder, a estrutura social e a importância da noção de “honor” na evolução dramática da “comedia”.


El burlador de Sevilla: a lição moral e teológica

27 Fevereiro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Continuação do estudo de El Burlador de Sevilla, de Tirso de Molina: a importância da noção de “honra” (imagem pública e virtude privada) na caracterização das personagens e na evolução da sequência dramática; a arrogante valentia de Don Juan, e a progressão dos indícios sobre o castigo que o espera; o assassinato do Comendador e a passagem da história para o plano sobrenatural - o duplo convite; o desenlace da história e a concretização da justiça divina. Apreciação da vertente teológica e moralizadora da “comedia” de Tirso; a advertência final “no hay plazo que no llegue, ni deuda que no se pague”.
Leitura e comentário de passos relevantes da “comedia”.


Tirso de Molina, El burlador de Sevilla y convidado de piedra

24 Fevereiro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Ainda a integração da “comedia” de Tirso de Molina no seu contexto histórico-cultural e o processo de consolidação literária e dramatúrgica da história de Don Juan.

Início da leitura e análise de El Burlador de Sevilla: identificação dos elementos “invariáveis” do mito como sendo o herói  “burlador”, a sua relação com as figuras femininas e o seu confronto com o “convidado de pedra”.

A estruturação da “comedia” em torno das aventuras de Don Juan Tenorio: a repetição das burlas e as advertências do “gracioso”; a caracterização do burlador com ênfase na sua soberba e impiedade; a relevância significativa da repetida expressão “¡Tan largo me lo fiáis!”.

 


Don Juan e o teatro do “Siglo de Oro”

20 Fevereiro 2025, 15:30 Ângela Fernandes

Ainda os romances tradicionais e os motivos centrais do mito de Don Juan na tradição oral: a exemplaridade moral e teológica.

O universo em que surge a “comedia” El Burlador de Sevilla, y convidado de piedra, de Tirso de Molina. O contexto político e cultural da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII.

As principais características do espectáculo teatral do “Siglo de Oro”: os “corrales de comedias”, a profissionalização das companhias, a complexidade dos espectáculos, a heterogeneidade do público; a distinção entre teatro religioso e profano, e a noção de “comedia”. Os preceitos explanados por Lope de Vega em “Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo” (1609) e a dimensão poética da dramaturgia barroca.

Definição de datas e temas das apresentações orais individuais dos estudantes.