Sumários
Apresentações orais: El Burlador de Sevilla
10 Março 2025, 15:30 • Ângela Fernandes
Conclusão das apresentações orais
preparadas por estudantes sobre El Burlador de Sevilla, de Tirso de
Molina: as relações familiares, a figura do “convidado de pedra”, os contrastes
entre vida e morte, e entre a justiça humana e a justiça divina.
Apresentações orais: El Burlador de Sevilla
6 Março 2025, 15:30 • Ângela Fernandes
El burlador de Sevilla: a lição moral e teológica
27 Fevereiro 2025, 15:30 • Ângela Fernandes
Tirso de Molina, El burlador de Sevilla y convidado de piedra
24 Fevereiro 2025, 15:30 • Ângela Fernandes
Ainda a integração da “comedia” de Tirso de Molina
no seu contexto histórico-cultural e o processo de consolidação literária e
dramatúrgica da história de Don Juan.
Início da leitura e análise de El Burlador de Sevilla: identificação
dos elementos “invariáveis” do mito como sendo o herói “burlador”, a sua relação com as figuras
femininas e o seu confronto com o “convidado de pedra”.
A estruturação da “comedia” em
torno das aventuras de Don Juan Tenorio: a repetição das burlas e as
advertências do “gracioso”; a caracterização do burlador com ênfase na sua
soberba e impiedade; a relevância significativa da repetida expressão “¡Tan
largo me lo fiáis!”.
Don Juan e o teatro do “Siglo de Oro”
20 Fevereiro 2025, 15:30 • Ângela Fernandes
Ainda
os romances tradicionais e os motivos centrais do mito de Don Juan na tradição
oral: a exemplaridade moral e teológica.
O universo em que surge a “comedia” El Burlador de Sevilla, y convidado de
piedra, de Tirso
de Molina. O contexto político e cultural da Península
Ibérica nos séculos XVI e XVII.
As
principais características do espectáculo teatral do “Siglo de Oro”: os “corrales de comedias”, a
profissionalização das companhias, a complexidade dos espectáculos, a
heterogeneidade do público; a distinção entre teatro religioso e profano, e a
noção de “comedia”. Os preceitos explanados por Lope de Vega em “Arte nuevo de
hacer comedias en este tiempo” (1609) e a dimensão poética da dramaturgia
barroca.
Definição de datas e temas das apresentações orais
individuais dos estudantes.