PROGRAMA

 

A unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes as bases teóricas e metodológicas, assim como as ferramentas práticas para o estudo do mito. Assim, em primeiro lugar apresentar-se-á a discussão sobre as fontes que nos transmitem os mitos (poesia, mitografia e iconografia), assim como o debate sobre a própria definição do mito, da mitologia e da noção de “clássico”. Em segundo lugar, estudaremos os grandes ciclos míticos da Grécia antiga: a cosmogonia e geração dos deuses, o ciclo troiano, o ciclo tebano, o ciclo argonáutico, a mitologia de Héracles, a mitologia ateniense, a argiva e a arcádia. Em terceiro lugar, apresentar-se-á o estudo científico do mito e os principais métodos interpretativos: a escola ritualista e a relação entre mito e religião, a escola psicanalítica, o estruturalismo, o comparativismo, a análise tipológica e morfológica e a narratologia estrutural. Esta matéria será planteada de modo prático, analisando mitos previamente tratados. Ao longo do curso, serão apresentados também os principais recursos bibliográficos e digitais para o estudo do mito. 

Para facilitar a discussão nas aulas e a consolidação da matéria, os alunos deverão ler um conjunto de textos, que irá incluir obras antigas e bibliografia secundária. Estes serão disponibilizados no início do semestre. 

No fim da cadeira os estudantes deverão demonstrar a capacidade de fazer o estudo de um mito a partir das suas fontes e, eventualmente, propor uma interpretação seguindo um dos marcos teóricos trabalhados. 

A avaliação constará de três elementos: uma prova escrita com perguntas de resposta direta (40%), um trabalho em grupo (50%) e a participação nas aulas (10%).  

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

Burkert, W. 1993 [1977], Religião Grega. Tradução de M. J. Simões Loureiro, Lisboa. 

Delattre, C. 2005, Manuel de mythologie grecque, Rosny-sous-Bois.

Edmunds, L. 2021, Greek Myth, Berlin-Boston. 

Edmunds, L. 2014, Approaches to Greek Myth. Second edition, 

Futre Pinheiro, M.  2011, Mitos e Lendas da Grécia Antiga, Lisboa.

Gantz, T. 1993, Early Greek myth: a guide to literary and artistic sources, Baltimore.

Graf, F. 1993 [1987], Greek Mythology. An Introduction. Translation T. Marier, Baltimore.

VV. AA. 1981-1999, Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae.

Zayko, V.-Hoyle, H. 2017, A Handbook in the Reception of Classical Mythology, New Jersey.

Anexos