Sumários
A comunicação política rei-reino na Idade Média
4 Outubro 2017, 18:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Aula leccionada pela Doutora Covadonga Valdaliso:
A antropologia e o seu contributo para o estudo da comunicação política em épocas recuadas. O poder político e a sua legitimação. A comunicação política na Idade Média, verbal (oral e escrita) e não verbal.
Bibliografia:
CAWSEY, Suzanne F., King Pedro IV of Aragon, royal propaganda and the tradition of royal speechwriting”, Journal of Medieval History, 25-4 (1999) 357-372.
La comunicación política en la Edad Media, número monográfico de Edad Media. Revista de Historia, 13 (2012). https://dialnet.unirioja.es/revista/452/A/2012
RAUFAST CHICO, Miguel, “Ceremonia y conflicto: Entradas reales en el contexto de la guerra civil catalana (1460-1473)”, Anuario de Estudios Medievales, 38-2 (2008), pp. 1037-1085.
RAUFAST CHICO, Miguel, “One Ceremonial For Two Dinasties? The Royal Entries of Martin the Human (1397) and Ferdinand I (1412) in Barcelona”, En la España Medieval, 30 (2007) 91-130.
STOLLBERG-Rilinger, Barbara, “La communication symbolique à l’époque pré-moderne. Concepts, thèses, perspectives de recherche », Trivium 2 (2008) 1-43.
TRINDADE, Luísa, « Casa da Câmara ou Paços do Concelho : espaços e poder na cidade tardo-medieval portuguesa », in Maria do Carmo Ribeiro e Arnaldo Sousa Melo (org.), Evolução da paisagem urbana: sociedade e economia, Braga, CITCEM, 2012, pp. 209-228.
O regime monárquico nas suas origens
27 Setembro 2017, 18:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Bibliografia
MEYERS, Henry Allen, Medieval Kingship, Chicago, 1982.
SASSIER, Yves, Royauté et idéologie au Moyen Age, Paris, Armand Colin, 2003.Apresentação
20 Setembro 2017, 18:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Apresentação das docentes, do programa e das diferentes sessões da Unidade Curricular previstas no respectivo calendário.
A avaliação irá ser feita através de dois elementos: a participação dos estudantes nas apresentações e debates realizados na aula (25%), e a entrega de um trabalho escrito de 20-25 pp., orientado pelas docentes e discutido com elas e os colegas na aula (75%). Para os alunos do Curso Pós-graduado de Especialização em História e Género, em que esta Unidade Curricular vale 15 ECTS, a avaliação é feita através de três elementos: a apresentação, pelos estudantes, de um texto escolhido e a condução do respectivo debate (35%), a participação nos restantes debates (15%) e a entrega de um trabalho escrito de 20-25 pp., orientado pela docente e discutido com ela e os colegas (50%).