Unidade Curricular | Course Unit
Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais |
Código da Unidade Curricular | Course ID
ECTS | Credits
30
Ciclo de Estudos | Level
2º |
Semestre | Semester
2º |
Docente(s) | Instructor(s)
Everton V. Machado |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
A presente unidade curricular tem como objectivos: (1) proporcionar a aquisição de referenciais teóricos básicos para a abordagem das questões de identidade e contacto cultural, (2) desenvolver a capacidade dos alunos na apreciação e análise dos processos sócio-culturais e políticos por que passam a construção e a afirmação das comunidades nacionais, (3) perceber os constrangimentos que a cultura, nomeadamente a nível de costumes e comportamentos, opera na relação entre pessoas e povos, a partir de textos (literários, historiográficos, jornalísticos etc.) e da cultura visual. Conteúdos programáticos: (1) Definição de conceitos tais como identidade, alteridade, diferença e raça; (2) História dos contactos entre os povos e o seu reflexo na construção da modernidade; (3) Eurocentrismo e orientalismo; (4) Políticas do multiculturalismo; (5) Diversidade cultural dos países de língua portuguesa e a relação sócio-histórica entre estes. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
(1) trabalho escrito entre 5000 e 6000 palavras a entregar após a conclusão do seminário (50%).
|
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
AMIN, Samir, O Eurocentrismo – Crítica de uma ideologia, trad. Ana Barradas, Lisboa, Edições Dinossauro, 1999. FISTETTI, Francesco, Théories du multiculturalisme - Un parcours entre philosophie et sciences sociales, Paris, La Découverte, 2009. LAGES, Mário Ferreira e MATOS, Artur Teodoro de (coord.), Portugal: percursos de interculturalidade, Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, 2008. SAID, Edward W., Orientalismo, Lisboa, Edições Cotovia, 2004. TAYLOR, Charles (Org.), Multiculturalismo: Examinando a Política de Reconhecimento, Lisboa, Instituto Piaget, 1998. |