MULTICULTURALISMO E DINÂMICAS INTERCULTURAIS
Código da Unidade Curricular | Course ID: 920276
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Esta é UC é vocacionada para a discussão de problemáticas relacionadas com a comunicação intercultural de forma a que os alunos se familiarizem com a diversidade de propostas de referenciais teóricos para o estudo de questões de identidade em contextos derivados de deslocamentos identitários e a sua aplicabilidade, os processos de encontros culturais e(m) contextos multiculturais, através de suas histórias, suas particularidades e seus efeitos na construção do imaginário sociocultural e histórico e na contemporaneidade, após o qual se passará ao estudo de “casos portugueses” e ao estudo da literatura como lugar de tematização do Outro, através das seguintes obras: a) Época de Migração para o Norte/Tempo de Migrar para o norte”, de Al-Tayyeb Salih: a construção de imagens “civilizacionais” e Cada Dia é um Milagre, de Yasmina Khadra; b) O Ventre do Atlântico, de Fatou Diome / Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida: a construção da identidade exílica da condição imigrante. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Tratando-se de uma UC da pós-graduação, as sessões funcionarão em regime de seminário, em que os alunos serão responsáveis pelas sessões de acordo com um calendário. De acordo com diferentes tópicos do programa, todos alunos farão uma intervenção, individual ou em grupo, a partir do material bibliográfico, provocando a discussão no grupo. Essa prestação, assim como a participação contínua, constituirá um elemento de avaliação (40%). O objectivo dessa metodologia visa o desenvolvimento de uma competência de escrita e investigação de nível académico assim como a competência de argumentação científica. No final do seminário do qual será apresentada uma monografia (60%). Para além das sessões, haverá acompanhamento (01 hora) através de uma plataforma online ou contacto por email. Poderá ser criado um grupo virtual para contacto em rede. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
A. Textos e documentos para discussão nas sessões do seminário: Amorim, José de Campos, “O fenómeno da globalização e os seus efeitos na sociedade multicultural”. In E-revista de estudos interculturais do CEI–ISCAP. N.º 7, maio de 2019. CONSEIL DE L’ EUROPE, L’Interculturalisme: de l’idée à la pratique didactique et de la pratique à la théorie. Strasbourg: 1986. Colin, Lucette & Müller, Burkhard, La pédagogie des rencontres interculturelles. Paris: Anthropos, 1996. COMISSÃO EUROPEIA, Um Desafio Salutar: Como a multiplicidade de línguas poderia consolidar a Europa (2008) Hall, Stuart, “A questão multicultural”. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG – Brasília: UNESCO, 2003. Hall, Stuart, A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. Kymlicka, Will, Multicultural Citizenship: A Liberal Theory of Minority Rights. Oxford: Clarendon Press, 1995. Lentin, Alana and Titley, Gavan, The Crises of Multiculturalism: Racism in a Neoliberal Age. London and New York: Zed, Books, 2011. Lindgren Alves, José Augusto, “O reconhecimento das diferenças entre as diferenças”. In: Estudos Afro-Asiáticos. Ano 28 – Jan-Dez. 2006. RJ: Universidade Cândido Mendes. Maalouf, Amin, As Identidades Assassinas, Lisboa: Difel, 2002. Murphy, Michael, “A typology of multiculturalism” + “The limits of multicultural accommodation”. In: Multiculturalism: A Critical Introduction. London/NY: Routledge: 2012. Ratansi, Ali, Multiculturalism: A Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2011. Said, Edward, Orientalismo. Lisboa: Edições Cotovia, 2ª ed., 2004. Semprini, Andrea, Multiculturalismo. Tradução de Laureano Pelegrin. Bauru: Edusc, 1999. Taylor, Charles (Org.), Multiculturalismo : Examinando a Política de Reconhecimento, Lisboa : Instituto Piaget, 1998. UNESCO, Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (UNESCO, 1996). UNESCO, Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (UNESCO, 2001). Vianna, Arnaldo Rosa. “Multiculturalismo e Pluriculturalismo”. In : Figueiredo, Eurídice (Org.), Conceitos de Literatura e Cultura. Niterói, RJ: EdUFF/Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005. Wieviorka, Michel, A Diferença. Lisboa: Fenda Edições, 2002.
B. Bibliografia geral A.A.V.V., Fórum Educação para a Cidadania. Fundação Calouste Gulbenkian/Presidência do Conselho de Ministros (http://www.cidadania-educacao.pt/Objectivos.htm. ABDULLAH-PRETCEILLE, Martine & PORCHER, Louis, Éducation et Communication Interculturelle, Paris: PUF, 1996 . ABDULLAH-PRETCEILLE, Martine, Pour une Pédagogie Interculturelle, Paris: Anthropos, 1996. ABDULLAH-PRETCEILLE, Martine & PORCHER, Louis, Diagonales de la Communication Interculturelle, Paris: Anthropos, 1999. ABDULLAH-PRETCEILLE, Martine & THOMAS, Alexander, Relations et Apprentissages Interculturels, Paris: Armand Colin, 1995. BYRAM, Michael, From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship: Essays and Reflection. In the series Languages For Intercultural Communication and Education,17, 15 June, 2008. BYRAM, Michael,
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