Sumários

4. "Orientalismo", de Edward Said: a invenção do "Outro".

14 Maio 2020, 17:00 Inocência Luciano dos Santos Mata

1. Orientalismo, de Edward Said, como desdobramento textual de Época de Migração para o Norte, de Al-Tayyeb Salih:

    1.1. de 1966 a 1978;

    1.2. A geografia como construção cultural;

    1.3. O Oriente e o Ocidente como construções ideológicas e civilizacionais.

2. [À margem]: A gestão do combate à Mutilação Genital Feminina (MGF) em Portugal e os meandros dos conflitos culturais.

3. Indicações sobre o Trabalho final:

    3.1. Tamanho: 1 até 15 páginas; letra: 12; fonte: Times New Roman;

    3.2. Prazo: 20 de Junho.


3. Ainda a literatura como construção da imagem do "Outro".

12 Maio 2020, 17:00 Inocência Luciano dos Santos Mata

1. Continuação da discussão do seminário anterior: Coração das Trevas e Quando Tudo se Desmorona - conclusão;

2. Época de Migração para o Norte (1966), de Al-Tayyeb Salih:

    2.1. A obra e o seu contexto;

    2.2. O autor e a sua experiência na construção textual;

    2.3. A construção da imagem do árabe no Império britânico;

    2.4. As implicações da internaliação da imagem do colonizado.


2. A literatura como lugar de construção da imagem do "Outro": "Quando Tudo se Desmorona".

6 Maio 2020, 17:00 Inocência Luciano dos Santos Mata

1. Achebe e a leitura juvenil de Coração das Trevas: uma produtiva indignação;

2. A  desconstrução da imagem do africano em Quando Tudo se Desmorona.


1. A literatura como lugar da construção da imagem do "Outro".

29 Abril 2020, 17:00 Inocência Luciano dos Santos Mata

1. Coração das Trevas (1902), de Joseph Conrad:

1.1. O contexto da obra de Joseph Conrad: o Genocídio congolês (1885-1908);

1.2. A construção da imagem do africano;

1.3. De Coração das Trevas (1902), de Joseph Conrad, a Quando Tudo se Desmorona (1958), de Chinua Achebe.




Multiculturalismo e diferença: a teorização de Michel Wieviorka.

22 Abril 2020, 17:00 Inocência Luciano dos Santos Mata

1. Reprodução e  construção da diferença: uma tipologia (segundo Michel Wieviorka)

    1.1. Minorias laminadas;

    1.2. Minorias "primeiras";

    1.3. Minorias "Involuntárias".

2. Reprodução e construção da diferença: o "caso português".

    2.1. A invenção da diferença: os mitos da multiculturalismo;

    2.2. A invenção da diferença: os ciganos;

3. Educar para a diferença

    3.1. A interculturalidade como lógica pragmática da diversidade

    3.2. Os manuais escolares e a ausência da diversidade (conceptual, temática e pictórica)