Temática: a filosofia como procura do fundamento
1. Passagem do mito à filosofia: continuidade e rupturas.
2. O fundamento do ente em totalidade como objecto do filosofar na Grécia de Anaximandro ao Uno de Plotino, passando pelo intelecto divino em Aristóteles.
3. A busca noética funda-se na experiência da participação existencial do pensar no auto-movimento da realidade. O seu avanço dialéctico permite que «arquê» divina seja discernida como o Uno que está presente na procura humana do fundamento. E a descoberta de que só uma realidade anímica e intelectual possa estar na origem do movimento ordenado do mundo.
4. A consciência é a região do ser em que o Princípio divino interpela o pensar a envolver-se na busca do fundamento. O discurso filosófico constitui-se, por isso, como uma resposta á presença divina na existência pessoal, social e cósmica.
5. O caminho do filo-sofar é um processo em que o Intelecto divino e o humano participam um no outro dialogicamente. O fim da busca está desde o início latente como o motor da inquirição.
6. Os simbolismos que se constituem, primeiro no mito e depois na filosofia, equivalem-se enquanto exprimem em graus diversos de compacidade e diferenciação a mesma busca do fundamento.
7. Na modernidade ela é retomada sob a clave epistemológica da exigência de certeza, o que conduz à imanentização do princípio, ou seja, à entronização do «cogito» como fundamento e critério decisor de toda arealidade. A relação de equivalência simbólica já não se aplica, pois o pensar não se desenvolve em tensão dia-lógica com o Divino, mas em oposição e revolta contra ele. A tensão noética para o fundamento vai-se perdendo e a humanidade do humano acaba por ser reduzida a um ser técnico e libidinoso.
Avaliação
Um teste obrigatório; um trabalho escrito de 10 a 15 pp aproximadamente, antecedido de um projecto indicativo de tema, autor e bibliografia. Exposições orais facultativas são ainda bem-vindas.
Bibliografia
- Heidegger, «O que é isso – a filosofia?»; «A Doutrina de platão sobre a Verdade»; Introdução à Metafísica, Platão: o Sofista.
- G. S. Kirk e J. E. Raven, Os Filósofos Pré-socráticos, 8ª ed., Lisboa, Fundação C Gulbenkian, 2013.
- Platão, Diálogos.
- Aristóteles, Metafísica.