1.Nome da unidade curricular

Seminário Metodologia e Fontes de História Contemporânea de Portugal

2.Ciclo de estudos

2º /3º Ciclo

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

António Ventura

Teresa Nunes

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Este seminário pretende preparar os estudantes para a investigação em História Contemporânea de Portugal, dando a conhecer os arquivos, as bibliografias e as metodologias de pesquisa e análise de fontes. Nas sessões são distribuídos documentos, ou excertos de obras que deverão ser analisados pelos estudantes. Poderão ser organizadas visitas de estudo.

 

 

5. Learning outcomes of the curricular unit

This seminar aims to prepare the students for research in Contemporary History of Portugal, providing information about the archives, bibliographies and research methodologies and analysis of sources. In each session is distribute documents, or excerpts from works that should be analysed by the students. Study visits can be promoted.

 

6.Conteúdos programáticos

Introdução

1.      Definição de conceitos;

2.      Fontes impressas, manuscritas, iconográficas e outras;

3.      Os arquivos: públicos, privados

Um arquivo público em concreto: o Arquivo Histórico Militar. Fundos, Catálogos e pesquisa. O Arquivo Nacional da Torre do Tombo

4.      Fontes impressas

5.      A correspondência particular como fonte para a História Contemporânea

6.      Fontes iconográficas: a análise do bilhete-postal ilustrado como fonte para a História Contemporânea

 

6.Syllabus

Introduction:
1. Definition of concepts;
2. Historical sources: Printed, handwritten, iconographic and others;
3. Archives: public, private.
A public archive in concrete: the Military Historical Archive. Funds, catalogs and research. The National Archives of Torre do Tombo
4. Printed sources.
5. The private correspondence as a source for Contemporary History.
6. Iconographic sources: the analysis of the picture-postcard as a source for Contemporary History

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Os tópicos temáticos em análise no seminário são criteriosamente escolhidos para proporcionar aos estudantes uma perspectiva da complexidade associada ao exercício historiográfico na História Contemporânea de Portugal. Nesse sentido, os estudantes confrontam-se com os problemas específicos da contemporaneidade, no âmbito da investigação em História Contemporânea, tendo em vista a multiplicidade de fontes históricas e as metodologias de abordagem à análise crítica.

 

 

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The thematic topics under consideration at the seminar are carefully chosen to give students an insight into the complexity associated with the historiographical exercise in Contemporary History of Portugal. In that sense, students are faced with specific problems of contemporaneity, within research in Contemporary History, with a view to multiplicity of historical sources and methodologies of approach to critical analysis.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, com recurso a apoio audiovisual – PowerPoint – e análise crítica de fontes e bibliografia seleccionada. A avaliação é feita através da participação nas aulas e da elaboração de um trabalho de investigação, individual, acompanhado pelo docente.

 

8. Teaching methodologies (including evaluation)

Theoretical and practical classes, using audiovisual support - PowerPoint - and critical analysis of sources and selected bibliography. The evaluation is done by participating in class and the development of a research work, individual, accompanied by the teacher.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas na leccionação do seminário pretendem garantir uma melhor apreensão e compreensão da complexidade do trabalho de investigação no domínio da Contemporaneidade. Pretende-se, por outro lado, o desenvolvimento de competências de investigação, no âmbito da História Contemporânea. Nesse sentido, enfatizam-se a relevância do conhecimento sobre as fontes primárias de conhecimento histórico, os espaços e as agentes responsáveis pela sua existência, a contextualização e objectivos subjacentes. Este exercício depende de uma visão consolidada sobre o período histórico em análise, com especial importância para as suas especificidades. Nessa medida, optou-se pela combinação da exposição oral, suportada por meios audiovisuais, com a análise de fontes e outros textos, iconografia e eventualmente materiais sonoros e fílmicos.

 

9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching methods used in the seminar intended to provide a better grasp and understanding of the complexity of the research work in the field of Contemporary. It is intended, on the other hand, the development of research skills in the context of contemporary history (19th and 20th century). In this regard, we emphasize the relevance of the knowledge of the primary sources of historical knowledge, the spaces and the agents responsible for its existence, the context and intentions. This exercise depends on a consolidated view of the historical period, with particular relevance to their specificities. To that extent, we opted for the combination of oral presentation supported by audiovisual media, with the analysis of sources and other texts, iconography and eventually sound and film material.

10.Bibliografia

Serrão, J. e Pereira, M. Halpern, Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivos de Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo I, dir M. J. da Silva Leal, M. Halpern Pereira; A. M. Cardoso de Matos, M. L. Nunes Henriques;

 

Serrão, J. e Pereira, M. Halpern, Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivos de Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo II, 2º vol., dir M. J. da Silva Leal, M. Halpern Pereira; colab. A. M. Cardoso de Matos, M. L. Nunes Henriques;

 

Serrão, J. e Pereira, M. Halpern, Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivos de Lisboa: Arquivo do Estado: Arquivo da Câmara Municipal, 3º vol., dir M. J. da Silva Leal, M. Halpern Pereira; colab. A. M. Cardoso de Matos, M. L. Nunes Henriques, 1985;

 

Serrão, J. e Pereira, M. Halpern, Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea: Arquivos do Brasil, dir M. B. Nizza da Silva, colab. D. Damasceno, 1989.