Ainda a Literatura Artística: as Paragonass, os Diários de artista e outros géneros literários no Renascimento. O ambiente do Humanismo.

1 Dezembro 2015, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

O desenvolvimento da Teoria da Arte na época moderna. O movimento neoplatónico em Florença: Marsilio Ficino e Sandro Botticelli. Velhos e novos temas; Hieroglifos; Grotescos; Empresas e Divisas. Ciclos de pintura dos séculos XVI e XVII: programas narrativos. O bodegón e o retrato. A Igreja Católica contra a iconoclastia protestante: conceito de decorum. Renovação iconográfica no Concílio de Trento; propaganda e «imagem sacra». Arte, mercado, vanguardas. Novas teorias, métodos e approches pluridisciplinares.

O movimento neoplatónico em Florença: o pensamento de Marsilio Ficino, as obras de Sandro Botticelli, Miguel Ângelo, Baccio Bandinelli, Ticiano. Velhos e novos temas: Pai Tempo; Cupido Cego; Quatro Elementos; as Quatro Partes do Mundo; as Estações e Meses; o Panteão dos Deuses Clássicos; a simbologia das Flores e Frutos; Amor Divino e Fortuna; Hieroglifos; Grotescos; Empresas e Divisas; Idades do Homem; Virtudes; Musas. Ciclos de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII: programas narrativos e ciclos de significação múltipla. O bodegón e o retrato. A Igreja Católica contra a iconoclastia protestante: conceito de decorum. Renovação iconográfica no Concílio de Trento; propaganda catequética e «imagem sagrada». Novos santos e modelos (mártires, místicos, ascetas). Arte para crer ? Ver para crer ? Ou crer com (e na) arte ?  Alguns ‘casos de estudo’.