'Casos de estudo' para um modelo de ficha analítico-descritiva de obra de arte.

3 Novembro 2015, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Metodologia de apoio aos trabalhos práticos e 'casos de estudo' para um modelo de ficha analítico-descritiva de obra de arte.

 

Balanço de temas de trabalhos individuais definidos:

Adriana Costa – O quadro ‘Vesúvio’, de Henrique Pousão (1882): análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Alberta Nunes – A Janela da Casa do Capítulo do Convento de Cristo em Tomar: análise estética, iconográfica e simbólica.

Ana Margarida Félix – ‘Water Serpents’, de Klimt.

Ana Nóbrega – A Estátua Equestre de D. José  I na Praça do Comércio.

Andreia Marçal – ‘Tintoretto pintando a filha morta’ de Miguel Ângelo Lupi.

André Anselmo – Mosaicos Bizantinos na Basílica de São Vital de Ravena: painel de Justiniano (estudo de um aspecto particular da obra).

António Gonçalves – ‘Cavalgando a Morte’ de Basquiat.

Bárbara Ribeiro – ‘A linguagem’, de Alexandrte O’Neill: a definir…

Beatriz Ferreira – Uma ‘igreja forrada a ouro’: o conceito de ‘obra de arte total’ na igreja de Santo António de Lagos.

Beatriz Santos – As representações de ‘Salomé com a cabeça de S. João Baptista’ de Lucas Cranach e de Caravaggio: estudo comparativo.

Beatriz da Silva – ‘Templo Domini’, comparação para a Basílica do Santo Sepulcro.

Blanca Alejandrina Abranches Baeza – O ‘Livro de Horas’ de Margarida de Clèves.

Carla Paradela (com Rafaela Filipa Barreiro da Silva) – Os Painéis da Gare Marítima de Alcântara por José de Almada-Negreiros.

Catarina Nunes Bárbara – ‘Impressão do Nascer do Sol’ de Claude Monet.

Claudia Caballero Neyra – ‘David com a cabeça de Golias’ de Caravaggio.

Cristiana Gaspar – A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes em Torres Novas, projecto de César Ruivo.

Duarte Fraústo – O Arco Triunfal da Praça de Espanha: estudo cripto-artístico de uma obra demolida e reinstalada.

Edinílvia Rodrigues – D(oo)r, S(am), Pedro Cabrita Reis (1900): análise de um ‘estudo de caso’.

Edna Correia – Otto Dix, ‘Sylvia Van Haerden’: análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Filipa Castanheira – A Custódia de Santa Maria de Belém: análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Francisca Portugal – A ‘Adoração dos Pastores’ (1669) de Josefa de Óbidos: análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Frederico Pereira Martins e Filipa Rita – O mosaico Baptismo de Cristo de Agostino Masucci na Capela de São João Baptista (igreja jesuítica de São Roque): análise histórica, iconográfica, simbólica.

Gonçalo Gonçalves – Um quadro de Caravaggio, a ‘Prisão de Cristo’: análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Helena Chaves Bulcão – ‘Le Couple’, 1937, de Óscar Dominguez.

Inês Costa Monteiro Grilo – A tela de Pierre Auguste Renoir ‘Moulin de la Galette’ (1876).

Inês Figueiredo Jorge – Análise de um Vaso Calyx, Ática, no Museu Calouste Gulbenkian.

Inês Fonseca – Os Painéis de São Vicente de Fora (um aspecto a definir…).

Inês Lima – A capela-mor da igreja de São Domingos de Lisboa por João Frederico Ludovice: análise histórica, artística, iconográfica, simbólica e critérios de conservação.

Inês Macedo (com Tiago Blé) – Os Painéis de Almada Negreiros no edifício do Diário de Notícias.

Inês Mata – ‘Pintura Habitada’ de Helena Almeida.

Inês Saiote – ‘Conversação’ de Peeter de Hoock, no MNAA: análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Isabel Silva – A Ruína como Ornamento (a precisar melhor).

Jessica Fonseca – A representação de ‘Hamlet’, de William Shakespearte, na iconografia artística.

Jéssica Sousa Louro – ‘Le grand spectacle’ de Basquiat, um ‘estudo de caso’.

Joana Andreia Lopes – ‘As Meninas’ de Diego Velázquez (precisar)…

Joana Martins Borralho -- «Procissão do Corpus Christi» de Amadeo de Souza-Cardoso: análise estética, iconográfica e simbólica.

Joana Sebastião e Fábio Almeida – O Convento de Santa Cruz dos Capuchos na Caparica: análise de um dos seus aspectos artísticos.

João Faria – Maus – Art Spiegelman (BD).

João Grave – A escultura ‘Santas Mães’ de Aljubarrota: sensibilidade de uma peça vernacular.

Joseph Seabra – Aspectos de práticas iconoclásticas na arte contemporânea.

Lais Alexandra Santos Gamito – ‘O velho guitarrista cego’ de Pablo Picasso.

Laura Pires – René Magrittre: análise de ‘Le Gouffre Argenté’.

Lina Azevedo – Os ‘Retratos de Fernando Pessoas’ de Almada Negreiros: análise histórica, estética, iconográfica, simbólica e comparatista.

Mariana Abdulrehman – A Quinta da Regaleira (aspecto a escolher para uma análise histórico-artística).

Mariana Lisboa – Jan Sebastien Bach, ‘Suite nº 1 cello’.

Mariana Santos Roque – ‘A Grande Onda de Kanagawa’, de Katsushika Hokusai.

Matilde Outeiro – O monumento ao Adamastor, de Júlio Vaz Júnior. Análise iconográfica, estilística e simbólica.

Marta Nunes (com Rita Pardal) – ‘Camões invocando as tágides’: leitura analítico-descritiva.

Mélanie Oliveira – O escadório da igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego e os seus englobantes: análise histórica, estética, iconográfica e simbólica.

Nadine Neto – A ‘Alegoria à Arte da Pintura’ de Johannes Vermeer: fortuna crítica e análise histórica, artística e simbólica.

Olavo Silva – O túmulo de D. João I e de D. Filipa de Lencastre na Capela do Fundador no Mosteiro de Santa Maria da Vitória: análise iconográfica, estilística e simbólica.

Pedro Brun da Silveira – Scrimshaw (leilão 166, lote 55, de Cabral Moncada Leilões): um ‘estudo de caso’.

Pedro Cantoneiro – A igreja do antigo Mosteiro de Jesus em Setúbal (aspecto a escolher)

Rafaela Filipa Barreiro da Silva (com Carla Paradela) – Os Painéis da Gare Marítima de Alcântara por José de Almada-Negreiros.

Rafaela Ramos de faria – ‘Las tentaciónes de Santo Antonio’ de Salvador Dalí.

Raquel Taborda Silva – O Retábulo do Cordeiro Místico de Jan van Eyck.

Rita Pardal (com Marta Nunes) – ‘Camões invocando as tágides’: leitura analítico-descritiva.

Rita Sousa – (obra de arte específica do) Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (aspecto a escolher).

Rute Ventura – ‘Quillebeuf, Foz do Sena’ (1833) de William Turner, Museu Calouste Gulbenkian.

Sara Cunha – Análise da escultura ‘Ao leme’, pelo escultor Francisco dos Santos, 1913, Jardim Roque Gameiro, Lisboa).

Sara Florêncio – O portal sul do mosteiro de Santa Maria de Belém: leitura artística, iconográfica e simbólica.

Telmo Alves – Tableau with yellow, black, blue and grey’, 1923, no Museu Berardo.

Teófono Leão Cardoso da Silva – Uma obra de El Greco (a definir).

Teresa Maia – A fotografia de Vivian Maier: a obsessão pelo retrato dos pobres no meio urbano.

Tiago Blé (com Inês Macedo) – Os Painéis de Almada Negreiros no edifício do Diário de Notícias.

Tomás Castro – Monumento ao Duque de Saldanha de Tomás Costa.