Definição de 'arte' e questões correlativas de abordagem metodológica.

6 Outubro 2015, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

A FONTE DA VIDA, obra que fez repercutir o nome de Marcel Duchamp por todo o mundo, especialmente depois de sua morte, está baseada no conceito de ready made: pensada inicialmente por si mas concorrendo a concurso com nome falso, para esconder o seu nome, pois enviou a obra com a assinatura "R. Mutt", que se lê ao lado da peça) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri uma vez que, na avaliação deste, não havia nela nenhum sinal de labor artístico. Com efeito, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri; entretanto, a despeito do gesto iconoclasta de Marcel Duchamp, há quem veja nas formas do urinol uma grande semelhança com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicação psicanalítica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina. Entre as inovações, contradições e pontos em discussão sobre 'arte' e 'readymade', contam-se a presumida falta de sentido estético, o processo de escolha do objecto, o peso do trabalho psicológico do observador em detrimento do trabalho do artista, a pluralidade de autores (o artista, o construtor e o observador), e o valor da assinatura, intitulação e datação, bem como a crítica ao sistema economicista da arte e à valorização das obras de arte em função do seu autor. Assim, segundo Berys Gaut, autor dado na aula, uma obra de arte tem de sê-lo por diversas razões: 1.ter boas propriedades estéticas respeitantes ao prazer sensorial, como beleza, graciosidade ou elegância;2.expressar emoções; 3.constituir um desafio intelectual; 4.ser formalmente complexos e coerentes; 5.capacidade de impor significados complexos;6.exibir um ponto de vista individual; 7.ser um exercício de imaginação criativa e original;8.ser um artefacto ou performance que reflicta uma elevada perícia; 9.pertencer a uma forma artística estabelecida (música, pintura, cinema, outros); e 10. ser o produto de uma intenção de fazer uma obra artística. Notas sobre o papel de arthur C. danto na definição da 'arte' e na defesa dos conceitos de trans-contextualidade e valpor ontológico dos 'factos artísticos'.