Sumários
3. Pintura
2 Outubro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. Pintura
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,2005
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão:Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte.Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa:Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes.Lisboa: Editorial Presença, 1985
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto aChagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
2. Escultura
30 Setembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2. Escultura
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
David FINN, How to look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana.
Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985
TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006
WITTKOWER, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989(1ª ed. 1976)
II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura
25 Setembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II.
As disciplinas da Arte
1. Arquitectura
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 1985 (2 vols.)
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte.Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985
TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes,1998 (1ª edição 1948)
3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas. 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).
23 Setembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3.
A relação da história da arte com outras
disciplinas científicas.
4.
Os agentes da produção artística:
artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1992
BARRAL
Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989
HASKELL, Francis, Patrons and Painters.
Art and Society in Baroque Italy. Hew Haven-Londres: Yale University Press, 1980 (1ª edição
1963)
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à
l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art,
1979
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial
Presença, 1985
VALE,
Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato
artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França.
Lisboa: Scribe, 2019
I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina BIBLIOGRAFIA
18 Setembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. Introdução
1.
A disciplina da história da arte
(autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)
2.
As grandes correntes da disciplina
BIBLIOGRAFIA
ABRANTES,
Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica. Lisboa: ICALP, 1992
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1992
BARRAL
Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de
France, 1989
COHEN,
Marcel, A Escrita. Lisboa: Publicações Europa-América, 1961
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía
Cristiana. Milão: Istituto
Propaganda Libraria, 1984
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à
l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur
d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art
Chrétien. Paris: Presses Universitaires de France,
1955-1959 (há edição espanhola)
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial
Presença, 1985