Sumários

3. Pintura

2 Outubro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3. Pintura

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,2005

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão:Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte.Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa:Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes.Lisboa: Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto aChagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

2. Escultura

30 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


2. Escultura

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

David FINN, How to look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006

WITTKOWER, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989(1ª ed. 1976)

II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura

25 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


II.        As disciplinas da Arte

1. Arquitectura

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 1985 (2 vols.)

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte.Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes,1998 (1ª edição 1948)

3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas. 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

23 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3.   A relação da história da arte com outras disciplinas científicas.

4.   Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989

HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy. Hew Haven-Londres: Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França. Lisboa: Scribe, 2019

I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina BIBLIOGRAFIA

18 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I.      Introdução

1.    A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2.   As grandes correntes da disciplina

BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica. Lisboa: ICALP, 1992

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989

COHEN, Marcel, A Escrita. Lisboa: Publicações Europa-América, 1961

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien. Paris: Presses Universitaires de France, 1955-1959 (há edição espanhola)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985