Sumários
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte. Um case study: dois retratos ingleses do século XVIII.
5 Novembro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte. Um case study: dois retratos ingleses do século XVIII.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo , FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992
BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849 )
FEIGENBAUM, Gail, REIST, Inge, (coord.), Provenance an alternative History of Art, Los Angeles, Getty research Institute, 2012
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan, 2005
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985
VALE, Teresa Leonor M., “Frente e verso. Encomenda, história e aspectos de um percurso de Londres até Lisboa no século XX de dois retratos setecentistas ingleses”, in Maria João NETO, Marize MALTA, (eds.), Proveniências: histórias da propriedade das obras de arte. Lisboa: Caleidoscópio, 2024, pp. 95-105
(disponível em http://artispress.letras.ulisboa.pt/index.php/artispress)
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
3 Novembro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992
BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social
History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)
FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,
2005
GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de
Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990
SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948).
2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão.
29 Outubro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
MéIII. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte II. 1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
27 Outubro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
III. MéIII. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte
II. 1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Rococó e Neoclássico, Séculos XIX e XX)
22 Outubro 2025, 09:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Rococó e Neoclássico, Séculos XIX e XX)
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó. Barcelona-Londres: Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
CHAMPIGNEULLE, B., A Arte Nova. Lisboa: Verbo, 1984
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos. Lisboa: Editorial Presença, 2006
EVERS, Hans Gherard, Do Historicismo ao Funcionalismo. Lisboa: Verbo, 1980
HONOUR, Hugh, Neoclassicismo. Turim: Einaudi, 1993 (1ª ed. 1968)
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres: Laurence King, 1999
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)