Sumários

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 2. 2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura. 3. 3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

3 Novembro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

2.   2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

3. 3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

 

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 1. 1. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento. 2. 2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

27 Outubro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

1.   1. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.

2.    2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

 

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

II. As disciplinas da arte 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Barroco, Rococó e Neoclássico, séculos XIX e XX)

25 Outubro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


II. As disciplinas da arte

5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Barroco, Rococó e Neoclássico, séculos XIX e XX)

 

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

CHAMPIGNEULLE, B., A Arte Nova, Lisboa, Verbo, 1984

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

HONOUR, Hugh, Neoclassicismo, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1968)

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972) 

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

Conferência Crates, Boxes and Cases. The Transport of Works of Sculpture and Silver Between Rome and Lisbon in the 18th Century: Travel, Packing, Reception realizada pela docente no âmbito do simpósio Transporting Culture, organizado pelo Courtauld Institute, Universidade de Londres - exemplo da apresentação dos resultados de uma investigação em história da arte.

20 Outubro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Conferência Crates, Boxes and Cases. The Transport of Works of Sculpture and Silver Between Rome and Lisbon in the 18th Century: Travel, Packing, Reception

realizada pela docente no âmbito do simpósio Transporting Culture, organizado pelo Courtauld Institute, Universidade de Londres (programa abaixo), à qual os alunos têm acesso via zoom através do link https://udel.zoom.us/meeting/register/tJ0pd--upj0pHtRA-LVW5SefsNU_DU51cZrH , previamente facultado.

 

 

Historians of Eighteenth-Century Art and Architecture Zoom Event Series

Symposium Transporting Culture

10/20/2022

12:00 EST/17:00 BST – 3:30 EST/20:30 BST

Conference Welcome 12:00-12:15 

Panel One 12:15-1:45

Moderator: Lorne Darnell, Courtauld Institute

Practicalities of Bearing Diplomatic Gifts from Versailles to Isfahan in 1705

Samantha Happe, Graduate Research Teaching Fellow and Postgraduate Student, University of

Melbourne, and Research Officer, Australian National University

Crates, Boxes and Cases. The Transport of Works of Sculpture and Silver Between Rome and Lisbon in the 18th Century: Travel, Packing, Reception

Teresa Leonor M. Vale, Senior Assistant Professor School of Arts and Humanities and Researcher of ARTIS-Institute of History of Art, University of Lisbon

Transporting America: The Politics of Import and Export in the New Indies Gobelins Tapestry Set

Carole Nataf, PhD Candidate, Courtauld Institute

Break 1:45-2:00

Panel Two          2:00-3:30

Moderator: Harvey Shepherd, Courtauld Institute

“Fortuna favet Fortibus!” Early Modern Art Insurance

Avigail Moss, Lecturer, American University of Paris

A Thumb on the Scale: Examining the Control of Art in Comanche Trade Networks

Carlos Littles, Johns Hopkins University, Alumni

“Truly Chinese”: Transporting Chinese Objects to Germany in the Nineteenth Century

Emily Teo, Postdoctoral Researcher, Gotha Research Centre of the University of Erfurt

II. As disciplinas da arte 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Maneirismo)

18 Outubro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


II. As disciplinas da arte

5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Maneirismo)

 

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

SHEARMANN, John, Mannerism, Londres, Penguin Books, 1967

SILVA, Jorge Henrique Pais da, Estudos sobre o Maneirismo, 2ª edição, Lisboa, Editorial Estampa, 1986

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)