Sumários

I. Introdução 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

27 Setembro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I. Introdução

4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, Hew Haven-Londres, Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre PortugalItália e França, Lisboa, Scribe, 2019

I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina

22 Setembro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


 I. Introdução  

1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)  

2. As grandes correntes da disciplina

BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, Lisboa, ICALP, 1992

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, Edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

Apresentação. Objectivos e competências, programa e bibliografia, metodologia, avaliação.

20 Setembro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Apresentação. Objectivos e competências, programa e bibliografia, metodologia, avaliação.


Datas importantes:

Indicação dos temas de trabalho – 25 de OUTUBRO

Entrega dos trabalhos – 22 de NOVEMBRO

Indicação da matéria para o teste – 22 de NOVEMBRO

Esclarecimento de dúvidas para o teste: 6 de DEZEMBRO

Teste – 13 de DEZEMBRO.

Tratando-se a uc de uma unidade curricular do primeiro ano da Licenciatura em História da Arte, as sessões lectivas terão início a 19 de Setembro.

15 Setembro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Tratando-se a uc de uma unidade curricular do primeiro ano da Licenciatura em História da Arte, as sessões lectivas terão início a 19 de Setembro.

Tratando-se a a uc de uma uc do primeiro ano da Licenciatura em História da Arte, as sessões lectivas terão início apenas a partir de dia 19 de Setembro.

13 Setembro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Tratando-se a a uc de uma uc do primeiro ano da Licenciatura em História da Arte, as sessões lectivas terão início apenas a partir de dia 19 de Setembro.