Unidade Curricular | Course Unit

Métodos em História

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

HIS1.77665

 

ECTS | Credits

6 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

1º Ciclo | Undergraduate

 

Semestre | Semester

1º Semestre | Autumn Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ana Filipa Firmino Sequeira Pinto Roldão, Covadonga Valdaliso Casanova

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Compreender a natureza e os percursos do conhecimento histórico, as estratégias discursivas e a objectividade do discurso: a noção de paradigma. Situar as tendências mais recentes da História no contexto das Ciências Sociais e Humanas. Fornecer conhecimentos inerentes ao ofício do Historiador: perfil ético e técnico. Como fazer História? Exercitar métodos e técnicas básicas de trabalho em História: heurística e hermenêutica. Instrumentos e métodos de pesquisa bibliográfica e documental. Identificação, tipologia, selecção e crítica das fontes em História. Noções de Espaço, Tempo, Facto Histórico, Passado, Identidade e Memória. Da estrutura do projecto de pesquisa à estrutura da monografia: novas problemáticas, planificação e pressupostos formais (referenciação bibliográfica e citação). Analisar os problemas, os métodos e as especialidades da História: métodos qualitativos e quantitativos, inter e transdisciplinaridade e humanidades digitais. As escalas de análise: micro e macro-história, história global e história conectada. A arquitectura conceptual e a escrita da História.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação consistirá em dois testes escritos.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

A bibliografia indicada remete exclusivamente para textos on-line, de forma a facilitar a pronta consulta e desdobramento, reservando a indicação de obras específicas em suporte papel para as aulas, quando se justificar.

 

ALVES, Daniel, “As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português”, Ler História, n.º 69, Lisboa, 2016, pp. 91-103, DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2496, disponível em https://journals.openedition.org/lerhistoria/2496.

 

BAETS, Antoon De, “Uma teoria do abuso da História”, Revista Brasileira de História, vol. 33, n.º 65, São Paulo, 2013, pp. 17-60, disponível em http://www.culturahistorica.es/de_baets.english.html.

 

BARASH, Jeffrey Andrew, “Collective Memory and Historical Time”, Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, n.º 2, Lisboa, 2016, pp. 11-37, disponível em http://www.praticasdahistoria.pt/pt/numeros/praticas-da-historia-1-no-2-2016/.

 

BARROS, José D’Assunção, “O Projeto de Pesquisa – Aspectos Introdutórios”, Travessias. Pesquisa em

Educação, Cultura, Linguagem e Arte, vol. 1, n.º 2, Cascavel – Paraná, 2008, pp. 856-869, disponível em http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/307/showToc.

 

RIBEIRO, Maria Manuela Tavares, coord., Outros Combates pela História, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010, disponível em http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0199-1.

 

 

 

Attachments