Sumários
Da produção à perceção de fala
14 Março 2025, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Principais componentes do desenho experimental em perceção de fala: blocos (instruções, treino e teste), trials e estímulos.
Paradigmas experimentais mais comuns para análise de perceção de fala
por parte de adultos, com especial enfoque nos paradigmas
comportamentais.
Da produção à perceção de fala
13 Março 2025, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Principais componentes do desenho experimental em perceção de fala: blocos (instruções, treino e teste), trials e estímulos.
Paradigmas experimentais mais comuns para análise de perceção de fala
por parte de adultos, com especial enfoque nos paradigmas
comportamentais.
Análise de dados de produção de fala: hands-on (conclusão)
12 Março 2025, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Configuração da curva de pitch para análise entoacional.
Extração semiautomatizada de parâmetros de F0, por enunciado: F0 máximo e F0 mínimo (Hz). Cálculo do pitch range (Hz) e de valores médios das três medidas por tipo frásico, com recurso ao Excel.
Análise de dados de produção de fala: hands-on (conclusão)
11 Março 2025, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Configuração da curva de pitch para análise entoacional.
Extração semiautomatizada de parâmetros de F0, por enunciado: F0 máximo e F0 mínimo (Hz). Cálculo do pitch range (Hz) e de valores médios das três medidas por tipo frásico, com recurso ao Excel.
Análise de dados de produção de fala: hands-on
7 Março 2025, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Pré-processamento dos dados, a partir do ficheiro de áudio bruto gravado pelos alunos:
Trabalho de casa (cont.):
5. Segmentar todas as produções, excluindo treino e distratoras (N=36).
6. Gravar cada uma como .wav e nomeá-las devidamente, acrescentando iniciais do participante e identificação da randomização.
7. Ouvir as 3 produções por cada frase e escolher a melhor produção, isto é, que não tenha ruído de fundo, que não tenha disfluências e que tenha uma configuração melódica descendente.
8. Criar textgrids para todas as produções selecionadas (N=12), com 2 ou 3 fiadas, que permitam anotar:
- transcrição ortográfica;
- F0 máximo;
- F0 mínimo.
9. Proceder à anotação da fiada da transcrição ortográfica nas 12 textgrids.
Na próxima aula, deverão fazer-se acompanhar de computador (se o pretenderem) e auriculares simples, bem como de algumas textgrids já com a fiada ortográfica anotada.