Sumários

Da produção à perceção de fala

14 Março 2025, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Principais componentes do desenho experimental em perceção de fala: blocos (instruções, treino e teste), trials e estímulos.

Paradigmas experimentais mais comuns para análise de perceção de fala por parte de adultos, com especial enfoque nos paradigmas comportamentais.

Gating Paradigm e Categorical Perception Paradigm. Discussão sobre vantagens e desvantagens de testes de identificação (tarefa de resposta sim-não e tarefa de etiquetagem).

[Nota: Instalar o SuperLab6 mais adequado ao vosso sistema operativo, a partir de https://cedrus.com/superlab/download.htm. Levar computador,se possível, na próxima aula.]


Da produção à perceção de fala

13 Março 2025, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Principais componentes do desenho experimental em perceção de fala: blocos (instruções, treino e teste), trials e estímulos.

Paradigmas experimentais mais comuns para análise de perceção de fala por parte de adultos, com especial enfoque nos paradigmas comportamentais.

Gating Paradigm e Categorical Perception Paradigm. Discussão sobre vantagens e desvantagens de testes de identificação (tarefa de resposta sim-não e tarefa de etiquetagem) e de testes de discriminação (AX e ABX).

[Nota: Instalar o SuperLab6 mais adequado ao vosso sistema operativo, a partir de https://cedrus.com/superlab/download.htm. Levar computador,se possível, na próxima aula.]


Análise de dados de produção de fala: hands-on (conclusão)

12 Março 2025, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Configuração da curva de pitch para análise entoacional.

Extração semiautomatizada de parâmetros de F0, por enunciado: F0 máximo e F0 mínimo (Hz). Cálculo do pitch range (Hz) e de valores médios das três medidas por tipo frásico, com recurso ao Excel.


Trabalho de casa (conclusão):

10. Proceder à extração de F0 máximo e F0 mínimo em todas as produções (N=12).

11. Anotar os respetivos valores nas textgrids.

12. Anotar os valores no Excel e calcular: pitch range e valores médios das três medidas por tipo frásico.

13. Abaixo da tabela, escrever as conclusões extraídas, confirmando/infirmando as hipóteses previamente formuladas.

14. No final, usar o link disponível no topo desta página para carregar, até dia 19 de março (23h59), uma pasta comprimida com:
- Ficheiro(s) Excel com corpus, randomizações e análise;
- Ficheiro .ppt da apresentação de estímulos;
- Todos os .wav segmentados; 
- As 12 textgrids analisadas.

Relembro que este trabalho entra para os 20% da participação e assiduidade, dado que não avalio componente prática em teste.


Análise de dados de produção de fala: hands-on (conclusão)

11 Março 2025, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Configuração da curva de pitch para análise entoacional.

Extração semiautomatizada de parâmetros de F0, por enunciado: F0 máximo e F0 mínimo (Hz). Cálculo do pitch range (Hz) e de valores médios das três medidas por tipo frásico, com recurso ao Excel.


Trabalho de casa (conclusão):

10. Proceder à extração de F0 máximo e F0 mínimo em todas as produções (N=12).

11. Anotar os respetivos valores nas textgrids.

12. Anotar os valores no Excel e calcular: pitch range e valores médios das três medidas por tipo frásico.

13. Abaixo da tabela, escrever as conclusões extraídas, confirmando/infirmando as hipóteses previamente formuladas.

14. No final, usar o link disponível no topo desta página para carregar, até dia 18 de março (23h59), uma pasta comprimida com:
- Ficheiro(s) Excel com corpus, randomizações e análise;
- Ficheiro .ppt da apresentação de estímulos;
- Todos os .wav segmentados; 
- As 12 textgrids analisadas.

Relembro que este trabalho entra para os 20% da participação e assiduidade, dado que não avalio componente prática em teste.


Análise de dados de produção de fala: hands-on

7 Março 2025, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Pré-processamento dos dados, a partir do ficheiro de áudio bruto gravado pelos alunos:

- segmentação de cada produção em ficheiros áudio isolados;
- criação de textgrids para análise acústica dos dados: fiadas de pontos versus fiadas de intervalos;
- anotação da fiada ortográfica.


Trabalho de casa (cont.):

5. Segmentar todas as produções, excluindo treino e distratoras (N=36).

6. Gravar cada uma como .wav e nomeá-las devidamente, acrescentando iniciais do participante e identificação da randomização.

7. Ouvir as 3 produções por cada frase e escolher a melhor produção, isto é, que não tenha ruído de fundo, que não tenha disfluências e que tenha uma configuração melódica descendente.

8. Criar textgrids para todas as produções selecionadas (N=12), com 2 ou 3 fiadas, que permitam anotar:

- transcrição ortográfica;

- F0 máximo;

- F0 mínimo.

9. Proceder à anotação da fiada da transcrição ortográfica nas 12 textgrids.

Na próxima aula, deverão fazer-se acompanhar de computador (se o pretenderem) e auriculares simples, bem como de algumas textgrids já com a fiada ortográfica anotada.