Sumários
Introdução ao PsychoPy
3 Outubro 2022, 15:30 • Paula Luegi
. Introdução ao PsychoPy. Descrição geral do funcionamento do software e início da construção de uma experiência com estímulos de texto fixo e resposta com teclado;
. Identificação de diferentes funcionalidades do PsychoPy e definição de vários critérios como tamanho de letra, cor de fundo ou associação de estímulos de um ficheiro externo. Identificação de resposta certa e errada. Criação de loop associado a um ficheiro Excel.
Síntese dos conteúdos lecionados nas aulas anteriores e discussão sobre a TEDx do Professor António Vaz Carneiro
28 Setembro 2022, 15:30 • Paula Luegi
. Paradigmas experimentais em psicolinguística; variáveis dependentes e relação com os diferentes paradigmas;
. Discussão sobre a TEDx do Professor António Vaz Carneiro: relação causa-efeito e controlo experimental;
. Síntese dos conteúdos lecionados nas aulas anteriores.
Controlo na construção de um desenho experimental e importância da randomização (itens e participantes)
26 Setembro 2022, 15:30 • Paula Luegi
. Estrutura de um desenho experimental em Psicolinguística: relevância do controlo na construção de um desenho experimental.
. Desenho experimental: relevância da randomização dos participantes e dos itens; construção dos materiais experimentais e distratores - cuidados a ter na construção dos estímulos linguísticos.
Desenho experimental e características dos grupos amostrais (between-groups vs. within-subjects)
21 Setembro 2022, 15:30 • Paula Luegi
. Desenho experimental: hipóteses, condições a testar (e como criar as condições de teste/comparação), design dos participantes (between-groups e within-subjects).
. Estrutura de um desenho experimental em Psicolinguística. Relevância dos cuidados a ter na construção de um desenho experimental.
Importância da descrição para a replicabilidade e semelhanças e diferenças entre método observacional e método experimental
19 Setembro 2022, 15:30 • Paula Luegi
. Continuação da aula anterior: o rigor na descrição do trabalho experimental como forma de permitir a replicabilidade.
. Método observacional e método experimental: as diferenças e as semelhanças entre os dois métodos.