Sumários

Teste de avaliação de conhecimentos

23 Outubro 2023, 15:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Teste de avaliação presencial do Módulo I.

Como reportar um trabalho de investigação experimental: artigo científico.

18 Outubro 2023, 15:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Estrutura canónica do artigo científico: esqueleto e conteúdo relevante, por secção.

Identificação, a partir do artigo científico de Cruz & Frota (2013):
- estrutura canónica e secções extra;
- observação atenta da estrutura da secção dos resultados;
- esclarecimento de dúvidas decorrentes do uso de vocabulário técnico especializado;
- identificação das variáveis dependentes e independentes;
- dissecação do resumo: objeto de estudo, método, resultados e breve implicação.

Interpretação do output SuperLab de uma tarefa de perceção de fala (hands-on)

16 Outubro 2023, 15:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Interpretação do output SuperLab de uma tarefa de identificação de etiquetagem, após exposição à mesma.

Arrumação dos dados para análise e interpretação dos mesmos, com recurso ao Excel. Criação de gráficos.

Montagem de uma tarefa de perceção de fala com recurso ao SuperLab (hands-on)

11 Outubro 2023, 15:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Montagem de uma tarefa de identificação de resposta sim-não, replicando a de Cruz & Frota (2011), com recurso ao SuperLab. Construção do esqueleto da experiência, estabelecimento de ligações entre blocos, trials e eventos, configuração das respostas possíveis, das corretas, da medição do tempo de reação e da randomização dos estímulos.

Perceção do ritmo de fala: estrutura de uma tarefa de discriminação do tipo AX

9 Outubro 2023, 15:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


O que é o ritmo de fala? Abordagem tradicional e abordagem fonético-fonológica.

Organização rítmica das línguas: produção.

Perceção rítmica no Português: PE versus PB. O papel da entoação.

Perceção rítmica no Português Europeu: apresentação da estrutura de uma tarefa de discriminação do tipo AX, do ponto de vista do participante e do ponto de vista do investigador.