1.Nome da unidade curricular

Metodologias de Investigação em Teatro e Artes Performativas

 

2.Ciclo de estudos

3º ciclo

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Maria João Brilhante (45h)

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

n.a.

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e utilizar motores de pesquisa automática, bases de dados científicas e repositórios digitais.

Desenvolver competências na investigação de fontes bibliográficas em suporte papel e digital, relevantes para a área dos Estudos de Teatro e das Artes performativas.

Conhecer e utilizar de forma segura os procedimentos de citação bibliográfica em texto e em nota de rodapé.

Estabelecer critérios para organização de uma bibliografia final.

Adquirir competências na selecção e organização de materiais recolhidos no curso da investigação.

Adquirir as competências necessárias para uma investigação autónoma e pessoal.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

To develop skills on using automatic research browsers, scientific data bases and digital repositories.

To develop skills in researching bibliographical sources, both in print and in digital form, which are relevant to the area of Theatre Studies and Performing arts.

To know and use safely the bibliography quotation system, both in the text and in footnotes.

To establish criteria to organize the bibliography at the end of the thesis or papers.

To acquire competences to select and organize the data collected throughout the research.

To acquire the necessary skills for a personal and autonomous research practice.

 

6.Conteúdos programáticos

1.Caracterização de relatório e de tese.

2. Considerações acerca de trabalho científico: requisitos, procedimentos metodológicos, objectivos. Questões científicas e metodológicas suscitadas pela investigação em artes e humanidades, com especial relevo para as implicações colocadas pela efemeridade específica do fenómeno teatral como objecto de estudo. A produção de arquivo e como trabalhá-lo; investigação pela prática na construção de um projecto.

3. Processos e metodologias de investigação. Planificação das fases de investigação. Modos de trabalho, manual e informático.

4. Selecção e organização de bibliografias; organização de ficheiros digitais.

5. Forma de apresentação da tese e do relatório (extensão, índice, organização de conteúdos,

disposição e numeração das secções, referências bibliográficas, citações, sistema de remissões, anexos e apêndices. Formas específicas de apresentação de trabalho de campo ou de projecto.

 

 

6.Syllabus

1. General ideas on both report and thesis.

2. Concept of scientific work: requirements, methodological procedures and goals in arts and humanities, having in mind the fact that theatre is an ephemeral art. The archive and how to use it; practice led research in building a project.

3. Research processes and methodologies. Scientific and methodological issues raised by the ongoing research. Scheduling research stages. Working practice: both manual and with computer.

4. Selecting and organizing bibliographies; organization through digital files.

5. Forms of presenting report / thesis (extension, table, organizing content, order and number

of sections, bibliographical references, quotations; notes; system of references, appendixes).Specific forms for presenting field research and creative procedures.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

 O primeiro e o segundo itens do programa visam fornecer elementos de conhecimento sobre os géneros textuais (relatório e/ou tese), seus requisitos científicos e metodológicos exercitados em suportes materiais e em suportes digitais.

O terceiro e o quarto itens do programa destinam-se ao rastreio de questões de alcance científico e metodológico em vista da formação de competências adestradas, quer na utilização dos materiais de consulta, quer no correcto uso das diferentes técnicas da citação no corpo do texto e em notas de rodapé.

O quinto item do programa orienta-se para a aquisição das competências judicativa e organizativa aplicadas à utilização criteriosa dos materiais ensaísticos, metodológicos e técnicos coligidos na investigação. Procura também concretizar procedimentos de trabalho directamente orientados para a forma de composição da tese ou do relatório e das bibliografias finais.

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The first and second items of the syllabus aim at increasing knowledge on the different textual genres (report and/or thesis) and their scientific and methodological requirements, complemented by material and digital practice.

The third and fourth items of the syllabus focus on perusing questions of scientific and methodological nature, aiming at forming a proper competence both in the use of sources and bibliography, and in the correct use of different techniques to quote both in the text and in the footnotes.

The fifth item of the syllabus point to fostering critical and organization competences applied to the judicious use of essays, methodological or technical materials collected during the research. It also intends to put into practice ways of working that are directed to devising the thesis or the report and establishing the bibliography.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

 

Cada item do programa será abordado em duas ou mais sessões se necessário, conduzidas pelo docente, mas com a participação activa dos estudantes na análise dos casos que servirão de base à discussão. Teses e ensaios académicos em papel ou disponíveis on line, serão analisados como bons ou maus exemplos de procedimentos de organização e apresentação dos resultados da pesquisa. O exercício regular desses procedimentos de pesquisa e formatação com vista à preparação e apresentação, oral e escrita,de um breve ensaio, servirá para treinar os diversos pontos do programa. A unidade curricular, oferecida num momento inicial da definição de um tema, objecto e objectivo da investigação a desenvolver pelo estudante, terá sobretudo a função de despertar para as diversas etapas do trabalho científico nesta área de estudo. 

Os estudantes deverão apresentar uma versão final de uma primeira pesquisa bibliográfica sobre tema por si escolhido, de preferência dentro da área da sua intenção de pesquisa (20%), farão um trabalho escrito de análise crítica de uma tese nas diversas componentes discutidas nas aulas (50%) e apresentarão, oralmente e por escrito, um ensaio (15pp) com o estado da arte acerca do tema pesquisado (30%)

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

 

Each item of the syllabus will be approached in one or more sessions, led by the teacher, but with the active participation of the students in the analysis of the study cases. Thesis and academic essays available in print or on line will be analyzed as good or bad examples of the procedures for organizing and presenting research results. The CU, offered in a preliminary moment of the theme, object and goal’s definition of the research to be developed, will have also the function to make students aware of the different steps of the scientific work in this field.

Evaluation: a presentation of the first version of a bibliography on a theme chose by the student, preferably  within his/her field of future research (20%); a written assignment analyzing a thesis in the diverse components discussed in class (50%); one written assignment (15pp), first delivered orally in class, presenting the state of the art of the theme researched (30%)

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O modelo de sessões, predominantemente práticas, tem em vista pôr em evidência o sentido da aprendizagem dos estudantes, do desenvolvimento das suas capacidades aquisitivas, da aptidão expositiva e da eficácia argumentativa sobre a relevância das suas práticas de investigação. Considera-se importante a destreza nos domínios complementares de investigação em suportes papel e informático, bem como a segura utilização das normas de citação correntes. Merecem atenção prioritária os momentos dedicados à exposição pelos estudantes das dúvidas pessoais e dos problemas suscitados pelos trabalhos, de modo a que, trazidos à discussão em grupo, possam revelar-se de benefício para todos.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

 The type of sessions with a more practical orientation aims at emphasizing the students' sense of learning. The target is to develop their acquisitive ability, proficiency in communication and arguing on their research practice. Their efficiency on the complementary research (both in print and online) is also relevant, as well as their proficiency in mastering current norms of quotation. The sessions in which students share their personal doubts or problems are of the utmost importance, because on prompting a debate within the group they may be very beneficial for all.

 

10.Bibliografia

 

BALME, Christophe, (2008), The Cambridge Introduction to Theatre Studies. Cambridge: Cambridge University Press.

BLAXTER, Loraine, HUGHES, Christina & TIGHT, Malcolm (2006), How to Research. Buckingham Philadelphia:Open University Press (1ª ed. 2001).

BOOTH, Wayne C., COLOMB, Gregory G, WILLIAMS, Joseph M. (2009), The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press (1ª ed. 1995).

CARVALHO, Alberto (2014), Realizar uma Dissertação ou Tese. Acessível em:

http://www.literaturanositio. pt/wp/wpcontent/uploads/2013/12/RealizarumaDissertaçãoouTese.

pdf

Norma Portuguesa NP 4051

(1994), Informação e Documentação. Instituto Português da Qualidade.

___ NP 4052

(1998), Informação e documentação. Referências bibliográficas. Parte 2: Materiais não livro.

Instituto Português da Qualidade.

___ NP 4053

(2000), Informação e documentação. Referências bibliográficas. Parte 3: Documentos não

publicados. Instituto Português da Qualidade.

___ NP 4054

(2002), Informação e documentação. Referências bibliográficas. Parte 4: Documentos

electrónicos. Instituto Português da Qualidade

 

FRALEIGH, Sondra Horton e HANSTEIN, Penelope (ed.) (1999), Researching Dance. Evolving modes of inquiry. Pittsburg: University of Pittsburg Press

RYLEY, Shannon Rose e HUNTER Lynette (ed.), (2009). Mapping landscapes for Performance as Research. Scholarly Acts and Creative Cartographies. Hampshire: Palgrave Macmillan

KERSHAW, Baz, and Helen NICHOLSON, (2011).Research Methods in Theatre and Performance. Oxford: Oxford University Press.