Unidade Curricular | Course Unit

Métodos e Instrumentos de Trabalho Científico

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LAC1.99853

 

ECTS | Credits

6 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

1º Ciclo

 

Semestre | Semester

1º Semestre

 

Docente(s) | Instructor(s)

Margarida Madureira

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1.     Métodos e instrumentos de pesquisa em artes do espectáculo:

  • Introdução ao estudo das artes do espectáculo: conceitos, métodos, teorias.
  • Análise de objectos artísticos dos vários domínios das artes do espectáculo.
  • Pesquisa bibliográfica e sitiográfica na área das artes do espectáculo.

2.     Preparação e elaboração de um trabalho (projecto, ensaio, relatório): escolha do tema, definição da problemática, pesquisa e selecção da bibliografia e modalidades de referência bibliográfica, realização de fichas de leitura, elaboração de um plano analítico, preparação de uma exposição em powerpoint, redacção, revisão.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos, todos eles de realização obrigatória:

1.      Um mínimo de 3 elementos de avaliação escritos (entre 4 possíveis), realizados em aula (30%).

Nota: os alunos que não cumpram, na sua totalidade, as exigências acima indicadas deverão completar a sua avaliação através da realização de um exercício escrito, com a duração de 90 m., na aula de 09 de Dezembro, por forma a cumprir este elemento de avaliação.

2.      Um trabalho, compreendendo quatro etapas:

  • definição do tema, pesquisa bibliográfica inicial e elaboração do estado a arte e da sinopse (10%);
  • apresentação oral do trabalho, com suporte de um PowerPoint (15%);
  • dossier de investigação reunindo o material de pesquisa e respectiva discussão em aula (20%);
  • plano analítico do trabalho acompanhado de bibliografia (15%).

3.      Acompanhamento das actividades lectivas, incluindo a assiduidade, a participação em aula, a elaboração de trabalhos facultativos, a pontualidade e a regularidade na entrega dos elementos de avaliação solicitados (10%).

 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

  • Blaxter, L. et al, How to Research. Buckingham: Open UP, 1996.
  • Eco, U., Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Presença, 2009.
  • Gibaldi, J., MLA handbook for writers of research papers. New York: MLA, 2003.

Attachments