Programa de Música e Literatura (2021-2022)          luiscerqueira@campus.ul.pt

Docente: Luís Cerqueira

 

A disciplina pretende desenvolver a capacidade crítica e fruitiva da obra de arte musical/literária e proporcionar um contacto reflectido com o repertório fundamental da música europeia.

Estes objectivos são perseguidos através de uma análise de momentos fulcrais da História da música ocidental na sua relação com a Literatura; estudo das várias linguagens musicais e poéticas e sua articulação, organização e metamorfose das matérias míticas, estabelecimento de critérios de avaliação da obra literária e musical.

            A avaliação assenta numa análise individual (e pessoal) desenvolvida de uma obra musical (versão escrita e apresentação oral) em que são confrontadas pelo menos duas interpretações (50%); avaliação contínua, baseada em elementos escritos (50%): elaboração de uma crítica escrita a um espectáculo; produção de texto literário a partir de uma audição, análises breves em aula, 2 verificações de leitura.

 

1. Antiguidade e Idade Média

O legado da Antiguidade.

Conceito de música como episteme

A síntese de Boécio. De Musica, I

Material mítico e sua dessacralização

O modelo de espectáculo melodramático

A Arte poética de Horácio e a produção trágica e operática

A invenção da ópera no seio da Camerata fiorentina como tentativa de restaurar a tragédia

2.É a música uma linguagem?

A música como arte não representativa.

A música descritiva ou programática.

Do pictorialismo barroco ao  poema sinfónico.

3. A relação da música com o drama de Monteverdi a Wagner

O difícil equilíbrio do drama e da música

 

Complexidade semiótica do espectáculo melodramático

O Muziktheater

4. As Vanguardas europeias do séc. XX

Atonalismo, dodecafonismo, serialismo e minimalismo.

A situação nos países de Leste.

5. A imitatio como processo criativo

6. O problema da crítica.

O texto, a música e a interpretação

Definição de critérios críticos objectivos.

Análise crítica de um espectáculo

7. A música e o discurso fílmico

8. Rumos no séc. XXI. 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia básica

A bibliografia específica será fornecida oportunamente, recomendando-se apenas a aquisição, como material básico de consulta, da  História da Música Ocidental de D. J. Grout, Gradiva, 1988.

 

Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, trad. Portuguesa de Gabriela Gomes da Cruz e de Rui Vieira Nery, D. Quixote, Lisboa, 1994

 

L’Estetica musicale deall’antichità al Settecento. L’Estetica musicale dal  Settecento a oggi, Enrico Fubini, Giulio Einaudio edotore, Torino, 1976 (edição espanhola num só volume, Alianza Editorial, Madrid, 2005)

 

Por lo impossible andamos. A Ópera como Teatro. De Gil Vicente a Stockhausen, Mário Vieira de Carvalho, Âmbar, Porto, 2005

 

Précis de Musicologie, J. Chailley, Puf, Paris, 1984

 

Adorno’s aesthetics of Music, Max Paddison, Cambridge University Press, New York, 1993