Programa de Música e Literatura (2022-2023) luiscerqueira@campus.ul.pt
Docente: Luís Cerqueira
A disciplina pretende desenvolver a capacidade crítica e fruitiva da obra de arte musical/literária e proporcionar um contacto reflectido com o repertório fundamental da música europeia.
Estes objectivos são perseguidos através de uma análise de momentos fulcrais da História da música ocidental na sua relação com a Literatura; estudo das várias linguagens musicais e poéticas e sua articulação, organização e metamorfose das matérias míticas, estabelecimento de critérios de avaliação da obra literária e musical.
A avaliação assenta numa análise individual (e pessoal) desenvolvida de uma obra musical (versão escrita e apresentação oral) em que são confrontadas pelo menos duas interpretações (50%); avaliação contínua, baseada em elementos escritos (50%): elaboração de uma crítica escrita a um espectáculo; produção de texto literário a partir de uma audição, análises breves em aula, 2 verificações de leitura.
1. Antiguidade e Idade Média
O legado da Antiguidade.
Conceito de música como episteme
A síntese de Boécio. De Musica, I
Material mítico e sua dessacralização
O modelo de espectáculo melodramático
A Arte poética de Horácio e a produção trágica e operática
A invenção da ópera no seio da Camerata fiorentina como tentativa de restaurar a tragédia
2.É a música uma linguagem?
A música como arte não representativa.
A música descritiva ou programática.
Do pictorialismo barroco ao poema sinfónico.
3. A relação da música com o drama de Monteverdi a Wagner
O difícil equilíbrio do drama e da música
Complexidade semiótica do espectáculo melodramático
O Muziktheater
4. As Vanguardas europeias do séc. XX
Atonalismo, dodecafonismo, serialismo e minimalismo.
A situação nos países de Leste.
5. A imitatio como processo criativo
6. O problema da crítica.
O texto, a música e a interpretação
Definição de critérios críticos objectivos.
Análise crítica de um espectáculo
7. A música e o discurso fílmico
8. Rumos no séc. XXI.
Bibliografia básica
A bibliografia específica será fornecida oportunamente, recomendando-se apenas a aquisição, como material básico de consulta, da História da Música Ocidental de D. J. Grout, Gradiva, 1988.
Dicionário Oxford de Música, Michael Kennedy, trad. Portuguesa de Gabriela Gomes da Cruz e de Rui Vieira Nery, D. Quixote, Lisboa, 1994
L’Estetica musicale deall’antichità al Settecento. L’Estetica musicale dal Settecento a oggi, Enrico Fubini, Giulio Einaudio editore, Torino, 1976 (edição espanhola num só volume, Alianza Editorial, Madrid, 2005)
Por lo impossible andamos. A Ópera como Teatro. De Gil Vicente a Stockhausen, Mário Vieira de Carvalho, Âmbar, Porto, 2005
Précis de Musicologie, J. Chailley, Puf, Paris, 1984
Adorno’s aesthetics of Music, Max Paddison, Cambridge University Press, New York, 1993