A invulgar proposta literária de Clarice Lispector

24 Abril 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A revelação e a síntese dos aspetos mais singulares da escrita de Clarice Lispector: a força poética, a novidade da densidade psicológica e a maneira discontínua de narrar.

O horizonte reflexivo e especulativo de sondagem existecial no percurso escritural de Clarice Lispector. O apogeu do aprofundamento da temática clariceana: a narradora-protagonista e o monólogo interior no romance A paixão segundo G. H. O significativo desvio temático presente em A hora da estrela.

Leitura e breve análise do conto “O crime do professor de matemática”. A significativa escolha do protagonista, paradigma do pensamento cartesiano. A razão e o sentimento: a presença da culpa e a função da dimensão ritual no relato. O duplo ‘crime’ do protagonista.

A natureza antifabular da escrita de Lispector. A concetualização do termo fábula no âmbito da narratologia e a digressão clariceana.


Bibliografia:

SÁ, Olga de (2000): A escritura de Clarice Lispector (Petrópolis: Vozes [3ª ed.]).

SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice Lispector – Figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho – Centro de Estudos Humanísticos).