A História do Teatro no Brasil: a proposta teatral de Nelson Rodrigues
25 Maio 2018, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A vida como ela é: a irónica crítica social presente nas crónicas de Nelson Rodrigues.
A divisão da obra teatral de Nelson Rodrigues, de acordo com a classificação de Sábato Magaldi: as peças psicológicas, as peças míticas e as tragédias cariocas.
A renovação teatral presente no texto e na encenação de Vestido de noiva. A presença simultânea de três planos: o plano da realidade, o da alucinação e o plano da memória. A encenação do grupo Os comediantes e do diretor de cena Z. Ziembinski. A reestruturaç{ao do cenário tradicional. A ruptura com a linearidade dramática. O plano da realidade e a crítica ao sensacionalismo. O plano da alucinação e a crítica à hipocrisia moral da burguesia.
Já estão disponíveis na Plataforma Moodle os três PowerPoints das aulas da Professora Carla Wess sobre a História do Teatro no Brasil.
A matéria lecionada durante a primeira aula (23/05/2018) e a segunda aula (25/05/2018, das 8h às 10h) da Profª Wess deve ser estudada para o segundo teste da disciplina.
Recomenda-se, por outro lado, a leitura do PowerPoint da terceira aula da Professora Carla Wess sobre a História do Teatro no Brasil (25/05/2018, das 10h às 12h), pois apresenta uma síntese da matéria lecionada durante a última aula.