Sumários
Aula nº 13
28 Outubro 2021, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Esclarecimentos sobre a linguagem da metafísica, segundo Étienne Gilson (L’être et l’essence).
A distinção entre ser (esse), ente (ens) e essência (essentia): S. Anselmo (Monologion). O postulado anselmiano: tudo o que é é por algo (per aliquid) (Monologion 3). A distinção entre ser por si (per se) e ser por outro (per aliud). A analogia da luz que luz e é luzente para a compreensão da unidade da essência, do ser e do ente (Monologion 6).
Aula nº 12
22 Outubro 2021, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Palestra por Catarina Belo: A distinção entre essência e existência em Avicena.
Aula nº 11
21 Outubro 2021, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Distinções metafísicas. O opúsculo De Hebdomadibus, de Boécio: a questão - “como as substâncias, nisto que elas são, são boas, embora não sejam bens substanciais” - e o método. A distinção entre ser (esse) e aquilo que é (id quod est), na axiomática da obra. A consideração de um princípio bom na solução da questão, e a universalidade do bem.
Aula nº 10
15 Outubro 2021, 11:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A noção de tanscendental (transcendens): João Duns Escoto. A propósito da simplicidade de Deus (Ordinatio I, d.8, p.1), a questão da adequação de atributos divinos, como a sabedoria (q.3). As divisões do ente. As propriedades do ente: simples convertíveis; disjuntas. A noção de transcendental (transcendens) e a sua extenção a predicados menos universais que o ente, como a sabedoria.
Aula nº 9
14 Outubro 2021, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
A questão da verdade: S. Tomás de Aquino. Conclusão da leitura comentada o texto de Quaestiones disputatae de veritate, q.1, a.1: “São Tomás de Aquino, O que é a Verdade?”, Philosophica 55/56: Filosofia em Documentos (Lisboa, 2020), pp.9-21. A resposta de S. Tomás de Aquino: a derivação sistemática dos transcendentais (ente, coisa, uno, algo, bom, verdadeiro); a fundamentação ontológica da verdade e a definição do verdadeiro como conveniência do ente com o intelecto.