Sumários
Módulo 2: Narrativa e Comunicação
20 Fevereiro 2024, 14:00 • Maria Teresa Correia Casal
1. Jornalismo de Saúde:
uma breve introdução;
2. Usos da narrativa em peças jornalísticas no
âmbito da saúde;
3. Jornalismo Literário e Saúde.
Módulo 2: Comunicação
6 Fevereiro 2024, 14:00 • Maria Teresa Correia Casal
1. O
âmbito da comunicação em cuidados em cuidados de saúde: principais vertentes;
2. Competências essenciais da comunicação
interpessoal em cuidados de saúde: da linguagem não-verbal à empatia,
aplicações práticas.
Módulo 1: Literatura e Artes Visuais
30 Janeiro 2024, 14:00 • Maria Teresa Correia Casal
1. Narrativa e credibilidade: quem fala, quem escuta, qual o contexto.
2. Pessoa doente, profissional de saúde, cuidador: inter-subjectividade e suas representações na literatura e nas artes visuais
3. Exercícios práticos de leitura, observação,
escuta e escrita
Módulo: Literatura e Artes Visuais.
23 Janeiro 2024, 14:00 • Maria Teresa Correia Casal
1.
Introdução às Humanidades Médicas e à
Medicina Narrativa: objectivos e metodologias.
2. Exercícios práticos de leitura, observação, escuta e escrita.
Curso Livre em Medicina
Narrativa
Semestre de Primavera 2023-24 Sala: B112.D
Calendário
Módulo 1: Literatura e Artes Visuais
Professora Isabel Fernandes e Prof.ª Teresa Casal
·
Aula 1 – 23 de Janeiro (das 17h às 20h)
·
Aula 2 – 30 de Janeiro (das 17h às 20h)
Módulo 2: Narrativa e Comunicação
Prof. Afonso Cavaco e Prof.ª Marta Soares
·
Aula 3 – 6 de Fevereiro (das 17h às 20h)
Feriado 13 de Fevereiro
·
Aula 4 – 20 de Fevereiro (das 17h às 20h)
Módulo 3: Cinema e Narrativa Gráfica
Prof. António Duarte e Prof.ª Cecilia Beecher Martins
·
Aula 5 – 27 de Fevereiro (das 17h às 20h)
·
Aula 6 – 5 de Março (das 17h às 20h)
Módulo 4: Filosofia
Prof. Adelino Cardoso e Prof. Nuno Proença
·
Aula 7 – 12 de Março (das 17h às 20h)
·
Aula 8 – 19 de Março (das 17h às 20h)
Ferias de Páscoa: 25-31 de Março
Módulo 5: Medicina
Dr. Francisco Sobral do Rosário
·
Aula 9 – 2 de Abril (das 17h às 20h)
·
Aula 10 – 9 de Abril (das 17h às 20h)
Módulo 6: Enfermagem
Prof. Joaquim Lopes
·
Aula 11 – 16 de Abril (das 17h às 20h)
·
Aula 12 – 23 de Abril (das 17h às 20h)
Módulo 7: Ética
Dr. Abel Garcia Abejas e Drª Margarida Lobo Antunes; Prof.
Luís Madeira
·
Aula 13 – 30 de Abril (das 17h às 20h)
·
Aula 14 – 7 de Maio (das 17h às 20h)
Link para sessões online:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95592808159?pwd=NC9LSGpMK1k2djZwdzdORzlxM3RoUT09
Contactos Úteis:
·
Apoio logístico: Danielle Baracho: daniellebaracho@edu.ulisboa.pt
·
Email do Projecto em Humanidades
Médicas: medhum.ulisboa@gmail.com
Coordenação científica:
·
Teresa Casal (FLUL/CEAUL)
·
Luís Madeira (FMUL)
·
Joaquim Lopes (ESEL)
Objectivos
O Curso Livre em Medicina Narrativa visa dar
formação sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da
comunicação no encontro clínico. Cruzando saberes, desde a literatura, o cinema
e a filosofia até à medicina, enfermagem e ética, este curso visa contribuir
para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Destinado tanto a estudantes
e profissionais de saúde como a estudantes e investigadores em Humanidades
interessados na área, tem uma índole introdutória.
Horas de contacto: 42; horas totais: 168
ECTS: 6
Programa
Módulo 1: Literatura e Artes Visuais (23 e
30 de Janeiro, 17h-20h)
Isabel Fernandes (Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)
Teresa Casal (Faculdade de Letras da Universidade de
Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)
1.
Introdução às Humanidades Médicas e à
Medicina Narrativa: objectivos e metodologias
2.
Narrativa e credibilidade: quem fala, quem
escuta, qual o contexto
3.
Pessoa doente, profissional de saúde,
cuidador: inter-subjectividade e suas representações na literatura e nas artes
visuais
4.
Exercícios práticos de leitura, observação,
escuta e escrita
Módulo 2: Narrativa e Comunicação (6 e 20 de Fevereiro, 17h-20h)
Afonso Cavaco (Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa)
Marta Soares (Instituto Superior de Ciências Sociais e
Políticas da Universidade de Lisboa /
CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)
1. O âmbito da comunicação em cuidados em
cuidados de saúde: principais vertentes;
2. Competências essenciais da comunicação
interpessoal em cuidados de saúde: da linguagem não-verbal à empatia,
aplicações práticas.
3. Jornalismo de Saúde: uma breve introdução;
4. Usos da narrativa em peças jornalísticas no
âmbito da saúde;
5. Jornalismo Literário e Saúde.
Módulo 3: Cinema e Narrativa Gráfica (27 de Fevereiro e 5 de Março, 17h-20h)
António Duarte (Faculdade de Psicologia
da Universidade de Lisboa)
Cecilia Beecher Martins (Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)
1. Utilização de filmes e
narrativas gráficas na temática da saúde na promoção de: um cuidado centrado no paciente, em pessoal
de saúde e cuidadores; uma resposta
adaptativa à doença, em pacientes e suas famílias.
2. Abordagens da Medicina Narrativa e da Psicologia
das Artes para trabalhar competências de olhar
atento, representação e criação de afiliações.
Módulo 4: Filosofia (12 e 19 de Março, 17h-20h)
Adelino Cardoso (CHAM –
Centro de Humanidades /Universidade NOVA de Lisboa)
Nuno Proença (CHAM –
Centro de Humanidades /Universidade NOVA de Lisboa)
1. Subjectividade e Tempo. Elucidar-se-á a noção de
subjectividade, a significação do eu, a co-pertença originária eu-outro, a
vivência subjectiva do tempo, tendo como horizonte a questão: qual o modo
ajustado da narrativa do eu?
2. Apresentaremos
a noção de identidade narrativa, tal como ela é formulada por Paul Ricœur,
e reflectiremos sobre o seu interesse para a medicina narrativa, tendo em conta
as propostas fenomenológicas de Michel Henry: como é que a função narrativa se conjuga
com a realidade do pathos nas relações clínicas?
Módulo 5: Medicina (2 e 9 de Abril,
17h-20h)
Francisco Sobral do Rosário (Hospital
da Luz, Lisboa)
1.
Através da leitura
partilhada de textos literários promover a discussão de aspetos relacionados
com a prática médica.
2.
Aprofundar o
conhecimento contido na literatura acerca da vivência da doença e do sofrimento
a ela associado.
3.
Refletir acerca das
possibilidades de interpretação que os textos literários possuem para melhor
conhecer o doente, o profissional de saúde e a relação que entre eles se
estabelece.
4.
Observar e discutir
a prática profissional através da experiência colhida na literatura.
Módulo 6: Enfermagem (16 e 23 de Abril,
17h-20h)
Joaquim Lopes (Escola Superior
de Enfermagem de Lisboa)
1. A
utilização da narrativa na formação, investigação e clínica de enfermagem. Exemplos
de narrativas de utente; leitura naïf e
primeiras interpretações.
2.
A investigação narrativa na saúde.
a.
Exercício prático escrito de
uma descrição de experiência vivida.
b.
Exemplo de abordagem
metodológica da fenomenologia da prática em contexto de enfermagem de saúde
mental.
Módulo 7: Ética (30 de Abril e 7 de
Maio, 17h-20h)
Abel Garcia Abejas (Universidade
da Beira Interior) e Drª Margarida Lobo Antunes (Hospital dos
Lusíadas, Lisboa)
Luís Madeira (Faculdade de
Medicina da Universidade de Lisboa)
- Qual a relevância da Medicina Narrativa para a
prática da psiquiatria?
- A subjectividade como centro do tratamento
psiquiátrico?
- A relevância da cultura na avaliação da narrativa em
medicina
- O "conhecimento atmosférico" - identificar
significado para lá da narrativa no encontro médico doente
- A ética e o cuidado e
aplicabilidade da medicina narrativa nos doentes em fim de vida com alguns
exercícios de close reading / writing.
CERTIFICAÇÃO
Os participantes podem optar por obter apenas
um Certificado de Presença, não se sujeitando a avaliação; ou um Certificado de
Avaliação e creditação de 6 ECTS, caso se submetam a avaliação.
Avaliação
A avaliação pressupõe um máximo de 10% de
faltas não justificadas.
Cada módulo parte da adequada moldura
teórico-conceptual, ao mesmo tempo que salvaguarda a articulação necessária com
as aprendizagens nos módulos precedentes. Tendo a Medicina Narrativa uma
dimensão eminentemente prática, todos os módulos contemplam também estratégias
de ensino / aprendizagem que favorecem a interiorização dos conceitos, graças a
exercícios de leitura, observação e audição (close reading e close
listening), de análise (enunciados narrativos (não)ficcionais, casos
clínicos, imagens, filmes, documentários, etc.) e de expressão oral e/ou
escrita.
A avaliação valoriza a capacidade de articulação entre uma
dimensão narrativa e uma dimensão conceptual e inclui os seguintes elementos:
·
uma ficha no final de cada módulo sobre os conteúdos leccionados
(30%) e de acordo com as indicações facultadas pelos docentes responsáveis por
cada módulo. O formato da ficha será adequado a cada módulo, respeitando uma extensão
máxima de 700-1000 palavras.
Prazo de
entrega:
máximo uma semana depois do final do módulo.
·
um trabalho final num módulo, ou numa combinação de módulos, à escolha do participante
(70%). Extensão: 3000-4000 palavras.
Prazo de
entrega: até
17 de Junho 2024.
Procura-se, assim, assegurar a assimilação dos conteúdos de cada
módulo por parte dos participantes e permitir um aprofundamento da matéria na(s)
área(s) do seu interesse / especialidade.
Número de
vagas:
16
Inscrição: €100;
Estudantes: €60
BIBLIOGRAFIA
BOLAKI, S., Illness as Many Narratives: Arts, Medicine
and Culture, Edinburgh: Edinburgh UP, 2016.
CABRAL, M.J., MAMZER, M.-F. (orgs.), (O)usar
a Literatura: Um laboratório de leituras para a reflexão em saúde, Santo
Tirso: DeFacto Editores, 2020.
CAREL, Havi, Illness: The Cry of the
Flesh, Durham: Acumen, 2008.
CASAL,
T. & CABRAL, M.J. (eds.) Global Perspectives in Probing Narratives in
Healthcare. IGI Global, 2023.
CHARON, R., DASGUPTA, S., HERMANN; N., IRVINE, C., MARCUS, E., RIVERA
COLÓN, E., SPENCER, D., SPIEGEL, M. (eds.), The
Principles and Practice of Narrative Medicine. Oxford, Oxford UP, 2017.
CONWAY, K., Beyond Words: Illness and
the Limits of Expression. Albuquerque: U of New Mexico P, 2007.
CORRIGAN, T. A Short Guide to Writing
about Film, 9th Ed. New York: Pearson, 2014.
ENGEL, John D., Joseph Zarconi, Lura L. Pethtel, Sally A. Missimi. Narrative in Health Care: Healing Patients, Practitioners,
Profession, and Community. Oxford: Radcliff Publishing, 2008.
FELDMAN, M.D., CHRISTENSEN, J.F. (Eds.) Behavioural
Medicine. A Guide for Clinical Practice. NY: McGraw-Hill, 2008 (3rd ed).
FERNANDES,
I., CABRAL, M.J., CASAL, T., CORREIA, A., ALMEIDA, D. (orgs.), Contar (com) a Medicina, Lisboa:
Caleidoscópio, 2018.
FOUCAULT,
M. [1977] Microfísica do Poder. Trad.
Roberto Machado. Graal: São Paulo, 1985.
FRANK, A. W. [1995] The Wounded
Storyteller: Body, Illness, and Ethics. Chicago: The Univ. of Chicago
Press, 2013.
HELL, D., Soul hunger. The Feeling
Human Being and the Life Sciences. Einsiedeln: Daimon Verlag, 2010.
JURECIC, Ann, Illness as Narrative,
Pittsburgh: Pittsburgh UP, 2012.
LAUNER, J., Reflective Practice in
Medicine and Multi-Professional Healthcare. CRC Press, 2022.
PERSSON, P. Understanding Cinema. A
Psychological Theory of Moving Image. Cambridge: Cambridge
University Press, 2003.
PIEMONTE, N., Afflicted: How Vulnerability Can Heal Medical
Education and Practice. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2018.
ROCHA,
Clara. A caneta que escreve e a que
prescreve. Lisboa: Babel, 2011.