Sumários

Módulo 2: Narrativa e Comunicação

20 Fevereiro 2024, 14:00 Maria Teresa Correia Casal

1. Jornalismo de Saúde: uma breve introdução;
2. Usos da narrativa em peças jornalísticas no âmbito da saúde;
3. Jornalismo Literário e Saúde.


Módulo 2: Comunicação

6 Fevereiro 2024, 14:00 Maria Teresa Correia Casal

1. O âmbito da comunicação em cuidados em cuidados de saúde: principais vertentes;
2. Competências essenciais da comunicação interpessoal em cuidados de saúde​: da linguagem não-verbal à empatia, aplicações práticas.


Módulo 1: Literatura e Artes Visuais

30 Janeiro 2024, 14:00 Maria Teresa Correia Casal

1.  Narrativa e credibilidade: quem fala, quem escuta, qual o contexto.

2.  Pessoa doente, profissional de saúde, cuidador: inter-subjectividade e suas representações na literatura e nas artes visuais

3. Exercícios práticos de leitura, observação, escuta e escrita


Módulo: Literatura e Artes Visuais.

23 Janeiro 2024, 14:00 Maria Teresa Correia Casal

1.      Introdução às Humanidades Médicas e à Medicina Narrativa: objectivos e metodologias.

2.     Exercícios práticos de leitura, observação, escuta e escrita.


Curso Livre em Medicina Narrativa

 

Semestre de Primavera 2023-24                                          Sala: B112.D

 

Calendário

Módulo 1: Literatura e Artes Visuais                                  

Professora Isabel Fernandes e Prof.ª Teresa Casal

·         Aula 1 – 23 de Janeiro (das 17h às 20h)

·         Aula 2 – 30 de Janeiro (das 17h às 20h)

Módulo 2: Narrativa e Comunicação                                             

Prof. Afonso Cavaco e Prof.ª Marta Soares

·         Aula 3 – 6 de Fevereiro (das 17h às 20h)

Feriado 13 de Fevereiro

·         Aula 4 – 20 de Fevereiro (das 17h às 20h)

Módulo 3: Cinema e Narrativa Gráfica                              

Prof. António Duarte e Prof.ª Cecilia Beecher Martins

·         Aula 5 – 27 de Fevereiro (das 17h às 20h)

·         Aula 6 – 5 de Março (das 17h às 20h)

Módulo 4: Filosofia                                                              

Prof. Adelino Cardoso e Prof. Nuno Proença

·         Aula 7 – 12 de Março (das 17h às 20h)

·         Aula 8 – 19 de Março (das 17h às 20h)

Ferias de Páscoa: 25-31 de Março

 

Módulo 5: Medicina                                                            

Dr. Francisco Sobral do Rosário

·         Aula 9 – 2 de Abril (das 17h às 20h)

·         Aula 10 – 9 de Abril (das 17h às 20h)

Módulo 6: Enfermagem                                          

Prof. Joaquim Lopes

·         Aula 11 – 16 de Abril (das 17h às 20h)                     

·         Aula 12 – 23 de Abril (das 17h às 20h)                     

Módulo 7: Ética

Dr. Abel Garcia Abejas e Drª Margarida Lobo Antunes; Prof. Luís Madeira

·         Aula 13 – 30 de Abril (das 17h às 20h)                     

·         Aula 14 – 7 de Maio (das 17h às 20h)                                  

Link para sessões online:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95592808159?pwd=NC9LSGpMK1k2djZwdzdORzlxM3RoUT09

 

Contactos Úteis:

·         Apoio logístico: Danielle Baracho: daniellebaracho@edu.ulisboa.pt

·         Email do Projecto em Humanidades Médicas: medhum.ulisboa@gmail.com

Coordenação científica:

·         Teresa Casal (FLUL/CEAUL)

·         Luís Madeira (FMUL)

·          Joaquim Lopes (ESEL)

 

Objectivos

O Curso Livre em Medicina Narrativa visa dar formação sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico. Cruzando saberes, desde a literatura, o cinema e a filosofia até à medicina, enfermagem e ética, este curso visa contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Destinado tanto a estudantes e profissionais de saúde como a estudantes e investigadores em Humanidades interessados na área, tem uma índole introdutória.

 

Horas de contacto: 42; horas totais: 168

ECTS: 6

 

Programa

Módulo 1: Literatura e Artes Visuais (23 e 30 de Janeiro, 17h-20h)

Isabel Fernandes (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)

Teresa Casal (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)

1.      Introdução às Humanidades Médicas e à Medicina Narrativa: objectivos e metodologias

2.      Narrativa e credibilidade: quem fala, quem escuta, qual o contexto

3.      Pessoa doente, profissional de saúde, cuidador: inter-subjectividade e suas representações na literatura e nas artes visuais

4.      Exercícios práticos de leitura, observação, escuta e escrita

 

Módulo 2: Narrativa e Comunicação (6 e 20 de Fevereiro, 17h-20h)
Afonso Cavaco (Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa)

Marta Soares (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)

1. O âmbito da comunicação em cuidados em cuidados de saúde: principais vertentes;
2. Competências essenciais da comunicação interpessoal em cuidados de saúde​: da linguagem não-verbal à empatia, aplicações práticas.
3. Jornalismo de Saúde: uma breve introdução;
4. Usos da narrativa em peças jornalísticas no âmbito da saúde;
5. Jornalismo Literário e Saúde.

 


 

Módulo 3: Cinema e Narrativa Gráfica (27 de Fevereiro e 5 de Março, 17h-20h)

António Duarte (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa)

Cecilia Beecher Martins (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos)

 

1. Utilização de filmes e narrativas gráficas na temática da saúde na promoção de: um cuidado centrado no paciente, em pessoal de saúde e cuidadores; uma resposta adaptativa à doença, em pacientes e suas famílias. 

2. Abordagens da Medicina Narrativa e da Psicologia das Artes para trabalhar competências de olhar atento, representação e criação de afiliações.

 

Módulo 4: Filosofia (12 e 19 de Março, 17h-20h)

Adelino Cardoso (CHAM – Centro de Humanidades /Universidade NOVA de Lisboa)

Nuno Proença (CHAM – Centro de Humanidades /Universidade NOVA de Lisboa)

 

1.      Subjectividade e Tempo. Elucidar-se-á a noção de subjectividade, a significação do eu, a co-pertença originária eu-outro, a vivência subjectiva do tempo, tendo como horizonte a questão: qual o modo ajustado da narrativa do eu?

2.      Apresentaremos a noção de identidade narrativa, tal como ela é formulada por Paul Ricœur, e reflectiremos sobre o seu interesse para a medicina narrativa, tendo em conta as propostas fenomenológicas de Michel Henry: como é que a função narrativa se conjuga com a realidade do pathos nas relações clínicas? 

 

Módulo 5: Medicina (2 e 9 de Abril, 17h-20h)

Francisco Sobral do Rosário (Hospital da Luz, Lisboa)

 

1.      Através da leitura partilhada de textos literários promover a discussão de aspetos relacionados com a prática médica.

2.      Aprofundar o conhecimento contido na literatura acerca da vivência da doença e do sofrimento a ela associado.

3.      Refletir acerca das possibilidades de interpretação que os textos literários possuem para melhor conhecer o doente, o profissional de saúde e a relação que entre eles se estabelece.

4.      Observar e discutir a prática profissional através da experiência colhida na literatura.

 

Módulo 6: Enfermagem (16 e 23 de Abril, 17h-20h)

Joaquim Lopes (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa)

 

1.      A utilização da narrativa na formação, investigação e clínica de enfermagem. Exemplos de narrativas de utente; leitura naïf e primeiras interpretações.

2.      A investigação narrativa na saúde.

a.      Exercício prático escrito de uma descrição de experiência vivida.

b.      Exemplo de abordagem metodológica da fenomenologia da prática em contexto de enfermagem de saúde mental.

 

 

Módulo 7: Ética (30 de Abril e 7 de Maio, 17h-20h)

Abel Garcia Abejas (Universidade da Beira Interior) e Drª Margarida Lobo Antunes (Hospital dos Lusíadas, Lisboa)

Luís Madeira (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)

 

  1. Qual a relevância da Medicina Narrativa para a prática da psiquiatria?
  2. A subjectividade como centro do tratamento psiquiátrico?
  3. A relevância da cultura na avaliação da narrativa em medicina
  4. O "conhecimento atmosférico" - identificar significado para lá da narrativa no encontro médico doente
  5. A ética e o cuidado e aplicabilidade da medicina narrativa nos doentes em fim de vida com alguns exercícios de close reading / writing.

 

CERTIFICAÇÃO

Os participantes podem optar por obter apenas um Certificado de Presença, não se sujeitando a avaliação; ou um Certificado de Avaliação e creditação de 6 ECTS, caso se submetam a avaliação.

Avaliação

A avaliação pressupõe um máximo de 10% de faltas não justificadas.

Cada módulo parte da adequada moldura teórico-conceptual, ao mesmo tempo que salvaguarda a articulação necessária com as aprendizagens nos módulos precedentes. Tendo a Medicina Narrativa uma dimensão eminentemente prática, todos os módulos contemplam também estratégias de ensino / aprendizagem que favorecem a interiorização dos conceitos, graças a exercícios de leitura, observação e audição (close reading e close listening), de análise (enunciados narrativos (não)ficcionais, casos clínicos, imagens, filmes, documentários, etc.) e de expressão oral e/ou escrita.

A avaliação valoriza a capacidade de articulação entre uma dimensão narrativa e uma dimensão conceptual e inclui os seguintes elementos:

 

·         uma ficha no final de cada módulo sobre os conteúdos leccionados (30%) e de acordo com as indicações facultadas pelos docentes responsáveis por cada módulo. O formato da ficha será adequado a cada módulo, respeitando uma extensão máxima de 700-1000 palavras.

Prazo de entrega: máximo uma semana depois do final do módulo.

·         um trabalho final num módulo, ou numa combinação de módulos, à escolha do participante (70%). Extensão: 3000-4000 palavras.

Prazo de entrega: até 17 de Junho 2024.

 

Procura-se, assim, assegurar a assimilação dos conteúdos de cada módulo por parte dos participantes e permitir um aprofundamento da matéria na(s) área(s) do seu interesse / especialidade.

 

Número de vagas: 16

 

Inscrição: €100; Estudantes: €60

BIBLIOGRAFIA

 

BOLAKI, S., Illness as Many Narratives: Arts, Medicine and Culture, Edinburgh: Edinburgh UP, 2016.

CABRAL, M.J., MAMZER, M.-F. (orgs.), (O)usar a Literatura: Um laboratório de leituras para a reflexão em saúde, Santo Tirso: DeFacto Editores, 2020.

CAREL, Havi, Illness: The Cry of the Flesh, Durham: Acumen, 2008.

CASAL, T. & CABRAL, M.J. (eds.) Global Perspectives in Probing Narratives in Healthcare. IGI Global, 2023.

CHARON, R., DASGUPTA, S., HERMANN; N., IRVINE, C., MARCUS, E., RIVERA COLÓN, E., SPENCER, D., SPIEGEL, M. (eds.), The Principles and Practice of Narrative Medicine. Oxford, Oxford UP, 2017.

CONWAY, K., Beyond Words: Illness and the Limits of Expression. Albuquerque: U of New Mexico P, 2007.

CORRIGAN, T. A Short Guide to Writing about Film, 9th Ed. New York: Pearson, 2014.

ENGEL, John D., Joseph Zarconi, Lura L. Pethtel, Sally A. Missimi. Narrative in Health Care: Healing Patients, Practitioners, Profession, and Community. Oxford: Radcliff Publishing, 2008.

FELDMAN, M.D., CHRISTENSEN, J.F. (Eds.) Behavioural Medicine. A Guide for Clinical Practice. NY: McGraw-Hill, 2008 (3rd ed).

FERNANDES, I., CABRAL, M.J., CASAL, T., CORREIA, A., ALMEIDA, D. (orgs.), Contar (com) a Medicina, Lisboa: Caleidoscópio, 2018.

FOUCAULT, M. [1977] Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Graal: São Paulo, 1985.

FRANK, A. W. [1995] The Wounded Storyteller: Body, Illness, and Ethics. Chicago: The Univ. of Chicago Press, 2013.

HELL, D., Soul hunger. The Feeling Human Being and the Life Sciences. Einsiedeln: Daimon Verlag, 2010.

JURECIC, Ann, Illness as Narrative, Pittsburgh: Pittsburgh UP, 2012.

LAUNER, J., Reflective Practice in Medicine and Multi-Professional Healthcare. CRC Press, 2022.

PERSSON, P. Understanding Cinema. A Psychological Theory of Moving Image. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

PIEMONTE, N., Afflicted: How Vulnerability Can Heal Medical Education and Practice. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2018.

ROCHA, Clara. A caneta que escreve e a que prescreve. Lisboa: Babel, 2011.