Sumários

Cerâmica comum e pintada da Idade do Ferro

26 Fevereiro 2021, 16:00 Francisco João Bentes Gomes

- Limitações e potencialidades do estudo da cerâmica comum

- Operacionalidade do termo "cerâmica pintada"

- O pacote artefactual da 1ª Idade do Ferro

- O pacote artefactual da 2ª Idade do Ferro

- Casos de estudo: zona púnico-gaditana, Turdetânia, Extremadura espanhola, área ibérica e zona ocidental atlântica


(Conferência de Elisa de Sousa)


Cerâmicas de transporte: ânforas

19 Fevereiro 2021, 16:00 Francisco João Bentes Gomes

- Definição;

- Quadros tipológicos;

- A fase arcaica: formas, conteúdos e circuitos comerciais;

- As ânforas da 2ª Idade do Ferro: formas, conteúdos e circuitos comerciais;

- Áreas produtoras: Baía de Cádis; Baixo Guadalquivir; Sudeste; Costa de Málaga; Portugal: Tejo e Algarve.


(Conferência de Elisa de Sousa)


A cerâmica manual durante o Bronze Final e Idade do Ferro

12 Fevereiro 2021, 16:00 Francisco João Bentes Gomes

- Técnicas de fabrico

- Decorações e tratamento das superfícies

- O processo de cozedura

- Morfologias e a diversidade formal na Península Ibérica

- Funcionalidade

- O carácter transversal das produções manuais – o seu significado e importância em contextos da Idade do Ferro

- Principais potencialidades do estudo de cerâmica manual

 

(Conferência de Elisa de Sousa)


Potencialidades do estudo de cerâmicas proto-históricas

5 Fevereiro 2021, 16:00 Francisco João Bentes Gomes

- Limitações e potencialidades dos estudos sobre cerâmicas do Bronze Final e Idade do Ferro

- Breve percurso historiográfico das abordagens metodológicas e teóricas no estudo de cerâmicas proto-históricas

- Perspectivas pós-modernas: prática, habitus e agência

- Importância das leituras contextuais

- Cadeias operatórias: perspectivas funcionais/tecnológicas vrs comportamentais

- Potencialidades e perspectivas da Arqueologia do Quotidiano


(Conferência de Elisa de Sousa)


Apresentação

29 Janeiro 2021, 16:00 Francisco João Bentes Gomes

Apresentação da U.C.:


- Docentes;
- Conteúdos programáticos;
- Modelo de Avaliação;
- Calendarização e outros aspectos práticos.

Apresentação dos alunos e das suas perspectivas sobre a U.C. e os trabalhos a realizar.