Sumários

Diversidade linguística no mundo

20 Setembro 2018, 12:00 Tjerk Hagemeijer

- Diversidade linguística no mundo: número de línguas e de falantes por língua e por região do globo

- Densidade linguística e fatores naturais (geografia, clima)

- Das grandes línguas mundiais às línguas em risco de extinção ou extintas

- Famílias linguísticas (e línguas isoladas): o exemplo do indo-europeu


Leituras: Anderson, Ethnologue, Comrie

TPC: exercício 1 (sobre o indo-europeu)


Apresentação do programa e do funcionamento das aulas

18 Setembro 2018, 12:00 Tjerk Hagemeijer

Apresentação do programa e do funcionamento das aulas
Leitura: Anderson - "How many languages are there in the world"

Docente:

Tjerk Hagemeijer – tjerk@campus.ul.pt

Página da disciplina:

https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/multilinguismo/

Objetivos de aprendizagem:

É objetivo desta unidade curricular refletir sobre espaços geográficos em que coexistem duas ou mais línguas, analisando as relações diacrónicas e sincrónicas entre elas do ponto de vista linguístico, político e social.

Conteúdos programáticos:

1. Diversidade e variação linguísticas

2. Língua e Estado(-Nação)

3. Bilinguismo individual e coletivo

3. Línguas francas, pluricentrismo e contacto de línguas

4. Línguas minoritárias e direitos linguísticos

6. A língua portuguesa no mundo

Bibliografia selecionada:

Bhatia, T. K. & W. C. Richie. 2013. The handbook of bilingualism and multilingualism. Wiley-Blackwell.

Crystal, David. 2000. Language death. Cambridge: Cambridge University Press.

Edwards, John. 2003. Multilingualism. London: Routledge.

Gordon, Raymond (ed.), 2005. Ethnologue: Languages of the world (15ª ed.). Dallas, Texas: SIL International.

Wardhaugh, Ronald. 1986. An Introduction to sociolinguistics. Nova Iorque: Blackwell.

Wright, Sue. 2004. Language policy and language planning: From nationalism to globalisation. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan.

 

- Na plataforma online serão disponibilizadas partes destas obras de referência e outros textos relacionados com a matéria a aprofundar.

Critérios de avaliação:

- Dois testes (40+60%)

- Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre

Horário de atendimento aos alunos:

quintas, 15-16, sujeito a marcação prévia