Sumários
Contacto de línguas
9 Dezembro 2024, 16:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Contacto de línguas:
d) Alternância de códigos: inserção, alternância e lexicalização congruente: definições e exemplos (conclusão);
e) O caso do Barranquenho;
f) Formação de novas línguas através de contacto: línguas mistas (exemplo: Media Lengua); pidgins
(diversos exemplos e contextos formativos).
Multilinguismo societal
5 Dezembro 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Multilinguismo societal (conclusão):
e) Fatores favorecedores de manutenção linguística ou shift em contexto
de migração: 1) sociopolíticos/demográficos; 2) culturais; 3) linguísticos.
- A representação visual do multilinguismo: paisagens linguísticaa.
- Contacto de línguas:
a) O falante multilingue e o contacto linguístico societal;
b) Efeitos do contacto: shift, manutenção, criação de novas línguas.
c) Áreas linguísticas: definição e exemplo (Balcãs).
a) O falante multilingue e o contacto linguístico societal;
b) Efeitos do contacto: shift, manutenção, criação de novas línguas.
c) Áreas linguísticas: definição e exemplo (Balcãs).
Multilinguismo societal
2 Dezembro 2024, 16:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Multilinguismo societal:
a) Manutenção e shift em contextos de bilinguismo;
b) Multilinguismo nalguns países europeus: Suíça e Áustria;
c) Sociedades diglóssicas - estudos de caso: Singapura e Cabo Verde;
d) A redução do multilinguismo - o caso das comunidades imigrantes na Austrália.
Multilinguismo individual
28 Novembro 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual (conclusão):
a) O conceito de "língua materna": critérios e perceções;
b) Línguas de herança: visionamento e discussão do
documentário "Uma língua como herança"
(https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8);
c) Erosão linguística e shift: contextos e domínios afetados;
d) As consequências afetivas da erosão de uma língua de herança: discussão do poema "My Spanish", de Melissa Lozada-Oliva.
Multilinguismo individual
25 Novembro 2024, 16:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Multilinguismo individual:
a) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
b) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo).
c) Modelos de representação da relação entre bilinguismo e memória; o modelo distribuído de traços conceptuais;b) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo).
d) Desenvolvimento linguístico e a hipótese do período crítico.