Sumários
20 Março 2023, 09:30
•
Hugo Canelas Cardoso
Línguas europeias globais (conclusão):
1) O português e o castelhano:
- Os espaços das línguas portuguesa e castelhana;
- Aferição do respetivo impacto global.
Discussão do artigo "Perdón, do you speak português?".
Centralidade e prevalência:
1) O conceito de centralidade: línguas hipercentrais, supercentrais, centrais e periféricas;
2) O caso do português:
- Prevalência: população dos países de língua oficial portuguesa e comunidades emigrantes;
- Centralidade: estratégias de promoção.
15 Março 2023, 09:30
•
Hugo Canelas Cardoso
Línguas francas:
a) Definição;
b) Características e contextos de difusão (imperial/feudal, urbano,
económico, religioso, cultural/intelectual, militar, político, laboral);
exemplos;
c) Estudos de caso: o Grego, o Árabe, o Quechua e o Malaio.
Línguas europeias globais:
1) O francês
- Historial de difusão;
- A atualidade: distribuição geográfica como língua oficial e como língua estrangeira, impacto global;
- Projeções de crescimento populacional.
2) O inglês:
- Historial da sua difusão como língua franca global, do séc. XVIII à atualidade;
- Distribuição geográfica atual;
- Impacto global: o modelo de círculos concêntricos de Kachru.
3) O português e o castelhano:
- Difusão e distribuição.
TPC: Ler o artigo "Perdón, do you speak português?", para discussão na aula.
13 Março 2023, 09:30
•
Hugo Canelas Cardoso
- A vaga de descolonização do séc. XX e a política linguística dos novos países independentes:
a) O perfil multilingue de muitos países descolonizados e divergência de opiniões na definição das línguas a oficializar;
b) Observação de diversas opções: a oficialização de uma língua
autóctone, de uma língua franca regional, de uma língua colonial, ou a
combinação de uma língua colonial com outra(s); Estudo de caso: a Guiné-Bissau.
c) A reconfiguração linguística dos novos países independentes: os casos de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
- Línguas francas:
a) Definição;
b) A Lingua Franca do Mediterrâneo (Sabir).
8 Março 2023, 09:30
•
Hugo Canelas Cardoso
A aula foi preenchida com um teste presencial escrito.
6 Março 2023, 09:30
•
Hugo Canelas Cardoso
- Planificação do corpus (conclusão): as opções de Portugal (definição da norma, normas onomásticas e ortografia)
- Planificação da aquisição:
a) Os diversos modelos de ensino monolingue ou bilingue;
b) Observação do caso do ensino público em Portugal (destinado a alunos
ouvintes e alunos surdos): o modelo monolingue regular (com a
configuração 1+2 típica dos sistemas de ensino europeus); o modelo de
submersão com aulas de apoio; o modelo bilingue numa língua oficial
minoritária (a Língua Gestual Portuguesa).
- Revisões e resolução de dúvidas sobre a matéria.