Sumários

Línguas francas e pluricentrismo

20 Março 2023, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


Línguas europeias globais (conclusão):


1) O português e o castelhano:

- Os espaços das línguas portuguesa e castelhana;
- Aferição do respetivo impacto global.

Discussão do artigo "Perdón, do you speak português?".

Centralidade e prevalência:

1) O conceito de centralidade: línguas hipercentrais, supercentrais, centrais e periféricas;
2) O caso do português:

- Prevalência: população dos países de língua oficial portuguesa e comunidades emigrantes;
- Centralidade: estratégias de promoção.


Línguas francas

15 Março 2023, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


Línguas francas:


a) Definição;
b) Características e contextos de difusão (imperial/feudal, urbano, económico, religioso, cultural/intelectual, militar, político, laboral); exemplos;
c) Estudos de caso: o Grego, o Árabe, o Quechua e o Malaio.

Línguas europeias globais:

1) O francês

- Historial de difusão;
- A atualidade: distribuição geográfica como língua oficial e como língua estrangeira, impacto global;
- Projeções de crescimento populacional.

2) O inglês:

- Historial da sua difusão como língua franca global, do séc. XVIII à atualidade;
- Distribuição geográfica atual;
- Impacto global: o modelo de círculos concêntricos de Kachru.

3) O português e o castelhano:

- Difusão e distribuição.

TPC: Ler o artigo "Perdón, do you speak português?", para discussão na aula.

Descolonização e política linguística

13 Março 2023, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- A vaga de descolonização do séc. XX e a política linguística dos novos países independentes:

a) O perfil multilingue de muitos países descolonizados e divergência de opiniões na definição das línguas a oficializar;
b) Observação de diversas opções: a oficialização de uma língua autóctone, de uma língua franca regional, de uma língua colonial, ou a combinação de uma língua colonial com outra(s); Estudo de caso: a Guiné-Bissau.
c) A reconfiguração linguística dos novos países independentes: os casos de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

- Línguas francas:

a) Definição;
b) A Lingua Franca do Mediterrâneo (Sabir).

Teste

8 Março 2023, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


A aula foi preenchida com um teste presencial escrito.

Planificação linguística

6 Março 2023, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- Planificação do corpus (conclusão): as opções de Portugal (definição da norma, normas onomásticas e ortografia)

- Planificação da aquisição:

a) Os diversos modelos de ensino monolingue ou bilingue;

b) Observação do caso do ensino público em Portugal (destinado a alunos ouvintes e alunos surdos): o modelo monolingue regular (com a configuração 1+2 típica dos sistemas de ensino europeus); o modelo de submersão com aulas de apoio; o modelo bilingue numa língua oficial minoritária (a Língua Gestual Portuguesa).

- Revisões e resolução de dúvidas sobre a matéria.