Sumários
Multilinguismo societal
10 Abril 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Multilinguismo societal (continuação):
c) Sociedades diglóssicas - estudos de caso: Singapura e Cabo Verde;
d) A redução do multilinguismo - o caso das comunidades imigrantes na Austrália;
e) Fatores favorecedores de manutenção linguística ou shift em contexto
de migração: 1) sociopolíticos/demográficos; 2) culturais; 3) linguísticos.
TPC - Ler o texto de John McWhorter (disponível na página da disciplina).
Multilinguismo societal
8 Abril 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual (conclusão):
c) Erosão linguística: contextos e domínios afetados;
d) As consequências afetivas da erosão de uma língua de herança: discussão do poema "My Spanish", de Melissa Lozada-Oliva.
- Multilinguismo societal:
a) Manutenção e shift em contextos de bilinguismo;
b) Multilinguismo nalguns países europeus: Suíça e Áustria.
Bilinguismo individual
3 Abril 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual:
a) O conceito de "língua materna": critérios e perceções;
c) Erosão linguística e shift.
b) Línguas de herança: visionamento e discussão do
documentário "Uma língua como herança"
(https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8);
Multilinguismo individual
1 Abril 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual:
a) Modelos de representação da relação entre bilinguismo e memória; o modelo distribuído de traços conceptuais;
b) Desenvolvimento linguístico e a hipótese do período crítico.
- Correção do teste.
Multilinguismo individual
20 Março 2024, 09:30 • Hugo Canelas Cardoso
- Multilinguismo individual:
a) Distinção entre bilinguismo/multilinguismo individual e bilinguismo/multilinguismo societal;
b) Definições de bilinguismo/multilinguismo;
c) Graus de fluência em L2 e dinamismo dos perfis bilingues;
d)
Categorias de bilinguismo definidas a partir de diversos
critérios: idade de aquisição, grau de competência, equilíbrio cognitivo
entre as diversas línguas, processos de desenvolvimento/maturação,
estabilidade do perfil multilingue, modo de aquisição, motivação para a
aquisição;
e) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
f) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo).
f) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo).