Sumários

Multilinguismo societal

10 Abril 2024, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- Multilinguismo societal (continuação):

c) Sociedades diglóssicas - estudos de caso: Singapura e Cabo Verde;
d) A redução do multilinguismo - o caso das comunidades imigrantes na Austrália;
e) Fatores favorecedores de manutenção linguística ou shift em contexto de migração: 1) sociopolíticos/demográficos; 2) culturais; 3) linguísticos.

TPC - Ler o texto de John McWhorter (disponível na página da disciplina).

Multilinguismo societal

8 Abril 2024, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- Bilinguismo individual (conclusão):


c) Erosão linguística: contextos e domínios afetados;
d) As consequências afetivas da erosão de uma língua de herança: discussão do poema "My Spanish", de Melissa Lozada-Oliva.

- Multilinguismo societal:

a) Manutenção e shift em contextos de bilinguismo;
b) Multilinguismo nalguns países europeus: Suíça e Áustria.


Bilinguismo individual

3 Abril 2024, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- Bilinguismo individual:

a) O conceito de "língua materna": critérios e perceções;
b) Línguas de herança: visionamento e discussão do documentário "Uma língua como herança" (https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8);
c) Erosão linguística e shift.

Multilinguismo individual

1 Abril 2024, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- Bilinguismo individual:

a) Modelos de representação da relação entre bilinguismo e memória; o modelo distribuído de traços conceptuais;
b) Desenvolvimento linguístico e a hipótese do período crítico.

- Correção do teste.

Multilinguismo individual

20 Março 2024, 09:30 Hugo Canelas Cardoso


- Multilinguismo individual:

a) Distinção entre bilinguismo/multilinguismo individual e bilinguismo/multilinguismo societal;
b) Definições de bilinguismo/multilinguismo;
c) Graus de fluência em L2 e dinamismo dos perfis bilingues;
d) Categorias de bilinguismo definidas a partir de diversos critérios: idade de aquisição, grau de competência, equilíbrio cognitivo entre as diversas línguas, processos de desenvolvimento/maturação, estabilidade do perfil multilingue, modo de aquisição, motivação para a aquisição; 
e) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
f) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo).