Esta Unidade Curricular pretende, num momento inicial, familiarizar as alunas e alunos com a história das palavras que lhe dão título (Mimese e Representação) e, na sua continuação, abordar algumas das problemáticas relacionadas com questões de representação e representatividade tal como têm vindo a ser discutidas em campos tão diversos como os estudos feministas ou os estudos pós-coloniais. O programa será composto sobretudo por ensaios de autoras e autores do campo da filosofia, ecologia, estudos queer e da negritude, crítica do cinema e artes performativas, mas será, sempre que possível, acompanhado por exemplos concretos encontrados nas artes performativas, artes visuais, literatura e cinema, de modo a facilitar o diálogo entre a prática do pensamento e a prática artística. 

A avaliação será feita com base em três trabalhos (20% + 30% + 30% cada) e a assiduidade e participação das alunas e alunos (20%). De modo a estimular esta participação serão lançados alguns desafios que orientem as intervenções e discussões.


 

Aula 1  (23.1): Apresentação. Stuart Hall, “The Work of Representation” in Representation (pp.15-29). Cultura e representação (pp- 31-55)

Apresentação do programa e introdução às palavras "representação" e "mimese". 

Aula 2 (26.1): Stuart Hall, “The Work of Representation” in Representation (pp. 30-40). Versão portuguesa (57-73)

Aula 3 (30.1): Stuart Hall, “The Work of Representation” in Representation (pp. 41-63). Versão portuguesa (76-102)

Aula 4 (2.2): Donna Haraway, “Symbiogenesis, Sympoiesis and Art Science Activisms For Staying With the Trouble”

Aulas 5 (6.2): Donna Haraway, “Symbiogenesis, Sympoiesis and Art Science Activisms For Staying With the Trouble”

Aula 6 (9.2): Donna Haraway, “Symbiogenesis, Sympoiesis and Art Science Activisms For Staying With the Trouble”

Aula 7 (13.2): Andreas Hejmol, “Ladders, Trees, Complexity and Other Metaphors”

Aula 8 (16.2): Camille Henrot, “Grosse Fatigue”

Aula 9 (20.2): Monty Python "How not to be seen" e Hito Steyerl "How not to be seen..."

Aula 10 (23.2): Manuela Ribeiro Sanches, “performance, performatividade e identidade” 

Aula 11: (27.2): Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”, em Unmarked. The Politics of Performance, pp.146-166. (1996)

Aula 12 (01.3): Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”, em Unmarked. The Politics of Performance, pp.146-166. (1996)

Aulla 13 (6.3): Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”, em Unmarked. The Politics of Performance, pp.146-166. (1996)


Entrega trabalho 1: 6 de março (Cosmopolitan Animals)


Aula 14 (8.3): Laura Mulvey, “Visual Pleasure and Narrative Cinema”.

Aula 15 (13.3): Laura Mulvey, “Visual Pleasure and Narrative Cinema”.

Aula 16 (15.3): Ursula k. Le Guin, “The Carrier Bag Theory of Fiction”

Aula 17 (20.3): Ursula k. Le Guin, “The Carrier Bag Theory of Fiction”

Aula 18 (22.3): Judith Butler, Undoing Gender 

Aula 19 (27.3): Paul B. Preciado, “Introducción: Un apartamento en Urano” em Un apartamento en Urano, pp.17-38. (2019)

Aula 20 (29.3): Scott F. Gilbert, “Holobiont by Birth”


Entrega trabalho 2: 31 de março


INTERRUPÇÃO PÁSCOA


Aula 21 (10.4): bell hooks, “The Oppositonal Gaze: Black Female Spectators” (https://foradequadro.com/2017/05/26/o-olhar-opositivo-a-espectadora-negra-por-bell-hooks/

Aula 22 (12.4):  bell hooks, “The Oppositonal Gaze: Black Female Spectators” (https://foradequadro.com/2017/05/26/o-olhar-opositivo-a-espectadora-negra-por-bell-hooks/) / Jay-Z, 4’44’’ 

Aula 23 (17.4):  Arthur Jafa, “Dreams are Colder Than Death” 

Aula 24 (19.4): Binyavanga Wainaina, “How To Write About Africa” em https://granta.com/how-to-write- about-africa/ (2006)

Aula 25 (24.4): Arthur Jafa, Love is the Message, the Message is Death

Aula 26 (26.4): Arthur Jafa, Love is the Message, the Message is Death

Aula 27 (1.5): TBC

Aula 28 (3.5): O trabalho de Kara Walker.

A Subtlety (2014) ; Fons Americanus (2019)

Conclusão 

entrega de trabalho a 4 de maio



Bibliografia:


 Braudy, Leo e Cohen, Marshall (ed.) (1999), Film Theory and Criticism: Introductory Readings, New York, Oxford University Press.

Danto, Arthur C. (1997), After the End of Art. Contemporary Art and the Pale of History, Princeton / New Jersey, Princeton University Press.

Diawara, Manthia (org.) (1993), Black American Cinema, New York / London, Routledge. 

Hall, Stuart (ed.) (1997), Representation. Cultural Representations and Signifying Practices, London, Sage Publications / Open University.

- (2016), Cultura e representação, Rio de Janeiro, Editora PUC Rio.

hooks, bell (1992), Black Looks. Race and Representation, Boston, South End Press.

Le Guin, Ursula K. (1989), Dancing at the Edge of the World, New York, Grove Press. 

Mulvey, Laura (1999), “Visual Pleasure and Narrative Cinema” in Braudy, Leo e Cohen, Marshall (ed.), Film Theory and Criticism: Introductory Reading, New York, Oxford University Press, pp.833-844.

Phelan, Peggy (1996), Unmarked. The Politics of Performance, London / New York, Routledge.

Preciado, Paul B. (2020), Um apartamento em Urano, Bazarov.