Apresentação do Programa e métodos de avaliação

18 Setembro 2020, 16:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Apresentação do Programa da unidade Curricular: 

Métodos e técnicas de produção de conhecimento em Arqueologia

Carlos Fabião

Objectivos de aprendizagem

O Seminário pretende apresentar uma trajectória epistemológica da Arqueologia desde os inícios do século XX, no contexto das Ciências Sociais, apresentando e comentando os objectivos, virtualidades e limitações das distintas “escolas” de pensamento.

Pela selecção de autores e obras consideradas significativas, devidamente enquadradas e contextualizadas, pretende-se que os estudantes aprendam a entender como se foi produzindo conhecimentos gerais sobre o passado das sociedades humanas a partir do registo arqueológico. Pretende-se explicar como as diferentes correntes de pensamento contribuíram para o enriquecimento das práticas arqueológicas Um enriquecimento que se fez mais numa óptica aditiva / cumulativa (“estratigráfica”) do que por rupturas paradigmáticas.

O objectivo final é treinar o estudante a construir conhecimento a partir do registo arqueológico e a preparar um primeiro esboço da sua própria dissertação de Mestrado.


Conteúdos programáticos

A Arqueologia seus fins e métodos (método tipológico e método estratigráfico).

Estudar sociedades do passado através de amostras pobres e truncadas.

Uma vocação transdisciplinar e interdisciplinar.

Arqueologia: entre a História e a Antropologia.

O Nascimento da Pré-História e a afirmação da Arqueologia.

Do Positivismo ao Histórico-Culturalismo.

A Teoria Geral de Sistemas e o ”processualismo” nas suas distintas versões.

A Arqueometria como área de análise neutra.

O “linguistic turning” e o pós-processualismo

A Arqueologia Hoje


Bibliografia

Alarcão, J. 1996 - Para uma conciliação das arqueologias. Porto: Afrontamento.

Gamble, C. 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge

Johnson, M. 1999 - Archaeological Theory. An introduction. Oxford: Blackwell.

Renfrew, C. / Bahn, P. (Eds.) 1991 – Archaeology Theories, Methods and Practice. London: Thames and Hudson.

Id. (Eds.) 2005 – Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.

Trigger, B. G., 1989  - A History of Archaeological Thought. Cambridge: C.U.P.


Avaliação:

Trabalhos práticos: 

Análise comparada de duas destas obras:

Binford, Lewis R 1991 - Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológico. Mem Martins: Europa-América.

Childe, V. Gordon 1976 - Para uma recuperação do passado : a interpretação dos dados arqueológicos. Lisboa: Bertrand.

Clarke, D. L. 1978 – Analytical Archaeology. 2ª ed., London: Methuen.

Hodder, I. 1986 - Reading the past. Current approaches to interpretation in archaeology. Cambridge: Cambridge University Press.


Exemplo: Childe vs Clarke; Childe vs Binford; Childe vs Hodder; Clarke vs Binford; Binford vs Hodder, etc…


Ficha de leitura de uma das seguintes obras:

BINFORD, Lewis R (1991) - Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológico. Mem Martins: Europa-América.

Gamble, C., 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge.

Johnson, M., 1999 - Archaeological Theory. An introduction. Oxford: Blackwell.

Renfrew, C.; Bahn, P. (Eds.) 2005 – Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.

Trigger, B. G., 2006 - A History of Archaeological Thought, 2ª ed., Cambridge, C.U.P.