Sumários
Construir conhecimento em Arqueologia (Continuação)
21 Outubro 2022, 16:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
A cisão do World Archaeological Congress (Southampton, 1986):
Academic Freedom and Apartheid: The story
of the World Archaeological Congress
by P J Ucko, Gerald Duckworth & Co Ltd., 1987
http://www.worldarchaeologicalcongress.org/about-wac/history
Não houve sessão do Seminário
14 Outubro 2022, 16:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Não houve sessão do Seminário por estar o docente ausente em Colóquio Internacional.
Produzir conhecimento em Arqueologia
7 Outubro 2022, 16:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Como poderemos definir a Arqueologia - à semelhança de outras Ciências Sociais a combinatória de três variáveis: População considerada / Tempo / Espaço
THE
ILLICIT ANTIQUITIES RESEARCH CENTRE
against the theft & traffic of
archaeology Established 1996, closing September 2007: Culture
without Context
http://www.mcdonald.cam.ac.uk/projects/iarc/home.htm
ICOM code of ethics for museums (Seul, 2006)
http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Codes/code_ethics2013_eng.pdf
]
O inquérito básico e a "explosão" da Teoria, nos finais da década de 60 do século XX
A grande mudança na chamada "condição pós-moderna" (J. F. Luyotard) e o "linguistic turning"
Introdução ao tema da construção do conhecimento em Arqueologia
30 Setembro 2022, 16:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Introdução ao tema da construção do conhecimento em Arqueologia:
Generalidades
Escreva um pequeno texto de não mais de 25 p. A-4 sobre a sua dissertação, considerando os distintos tópicos que adiante se apresentam.
Estas orientações não devem ser entendidas como questões diferentes (isoladas) que deverão ser abordadas separada e sequencialmente, mas antes como pontos de orientação e reflexão, para a organização de um projecto e realização da dissertação. Os diferentes tópicos propostos devem ser todos tratados.
Necessário será um prévio trabalho de levantamento bibliográfico e de leituras.
O Trabalho
Linhas de orientação para a realização do trabalho:
Pretende-se, basicamente, um plano detalhado da dissertação. Deverão necessariamente ser tratadas os seguintes aspectos:
A - A questão central e as hipóteses
B - O contexto historiográfico
C - As questões metodológicas
D - Questões relacionadas com as
fontes que serão utilizadas
E - A estrutura da dissertação
F - Faseamento do trabalho e prioridades
de pesquisa
Esclarecimentos
A - A questão central e as hipóteses
1. Qual é (ou quais são) a(s) questão(ões) central(is) e as principais hipóteses da dissertação?
2. Que subquestões e que subhipóteses derivam desta questão central?
3. Explique concretamente porque razão estas subquestões e subhipóteses
serão desenvolvidas e não outras
4. Qual é o objectivo específico da dissertação?
B - O contexto historiográfico
2. Parte de alguma perspectiva teórica concreta?
3. Qual é o seu "contexto analítico"?
4. Pretende contestar alguma perspectiva previamente exposta, ou
simplesmente ensaiar uma perspectiva original?
5. Como descreveria a natureza da sua investigação: histórico-culturalista,
contextualista, processualista, hermenêutica, narrativista, comparativa,
neo-marxista, ou uma síntese de algumas destas correntes? (é conveniente que
saiba exactamente o que se entende por cada um destes conceitos, pelo que se
recomenda a leitura de alguns manuais básicos no final destas folhas).
C - As questões metodológicas
1. Pretende que os resultados da sua dissertação se transformem em generalizações aplicáveis a outras realidades concretas (em outros contextos espaciais e cronológicos)?
2. De que forma pretende atingir tais objectivos e a que tipo de
generalização se refere?
4. Quais as variáveis, independentes e dependentes, centrais para a sua
pesquisa?
Que relações e conexões pretende descobrir/demonstrar e que dados novos
pretende utilizar?
5. Tenciona empregar uma perspectiva comparativa na sua investigação? Em
caso afirmativo, em que sentido e com que objectivos pretende fazer a
comparação?
6. Por que razão escolheu este período de tempo e espaço geográfico para o
seu estudo?
7. Pensa usar determinados modelos na sua abordagem, em caso afirmativo,
quais e como?
8. Como pensa utilizar os conceitos centrais da sua pesquisa e por que
razão o fará nessa orientação em concreto?
9. Se pretende aplicar determinados métodos e/ou técnicas na sua pesquisa,
explique por que razão os escolhe (e não outros) e por que razão os supõe
úteis?
D - Questões relacionadas com as fontes que serão utilizadas
1. Faça um breve inventário das fontes que irá utilizar, com indicação da
sua presente localização (
2. Faça uma breve descrição da natureza e volume de fontes a utilizar.
Apresente, também, uma estimativa do tempo necessário para o seu tratamento
(identificação, classificação, descrição, desenho, fotografia).
3. Explique por que razão recorrerá a essas fontes e não a outras.
4. Indique as potencialidades e limitações das suas fontes.
5. Explique se vai usar as suas fontes numa perspectiva quantitativa ou qualitativa, ou uma combinação de ambas.
E - A estrutura da dissertação
1. Apresente os títulos dos Capítulos da Dissertação, pela ordem em que serão apresentados.
2. Esclareça qual será a sua opção na construção da dissertação e por que
razão pensa ser essa, em particular, a mais adequada aos seus propósitos.
3. Indique que questões e subquestões serão tratadas em cada capítulo da
dissertação.
4. Indique, sob o título de Conclusão
qual é a sua expectativa de resposta às questões centrais colocadas.
5. Apresente a lista da principal bibliografia de referência que irá usar,
correctamente citada (recomenda-se a utilização das normas de citação do IPA,
visto que, potencialmente, poderá desejar editar a sua dissertação nas
colecções deste organismo).
6. Apresente a lista dos potenciais apêndices
a apresentar.
F - Faseamento do trabalho e prioridades de pesquisa
1. Apresente um faseamento do projecto de dissertação, com uma clara indicação de quando deverá estar concluída cada uma das suas partes. Com realismo e clareza, indique que compatibilidade existe entre o seu plano e os prazos disponíveis.
2. Estabeleça, com rigor e clareza, uma hierarquia de prioridades nas
distintas partes do plano da dissertação: que partes são essenciais e que
partes poderão ser abandonadas ou aligeiradas, se o tempo lhe faltar.
Leituras recomendadas, para um esclarecimento das principais correntes teóricas:
ALARCÃO, J. (1996) - Para uma conciliação das arqueologias. Porto: Afrontamento.
GAMBLE, C. (2001) - Archaeology: the basics. London,
Routledge
HODDER, I. (1986) - Reading the past. Current approaches to
interpretation in archaeology. Cambridge:
Cambridge University Press.
JOHNSON, M. (1999) - Archaeological Theory. An introduction. Oxford: Blackwell.
RENFREW, C. / BAHN, P. (Eds.) 2005 –
Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.
Apresentação dos conteúdos do Seminário e definição das normas de avaliação
23 Setembro 2022, 16:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Métodos
e técnicas de produção de conhecimento em Arqueologia
Objectivos de aprendizagem
O Seminário pretende apresentar uma trajectória
epistemológica da Arqueologia desde os inícios do século XX, no contexto das
Ciências Sociais, apresentando e comentando os objectivos, virtualidades e
limitações das distintas “escolas” de pensamento.
Pela selecção de autores e obras consideradas
significativas, devidamente enquadradas e contextualizadas, pretende-se que os
estudantes aprendam a entender como se foi produzindo conhecimentos gerais
sobre o passado das sociedades humanas a partir do registo arqueológico.
Pretende-se explicar como as diferentes correntes de pensamento contribuíram
para o enriquecimento das práticas arqueológicas Um enriquecimento que se fez
mais numa óptica aditiva / cumulativa (“estratigráfica”) do que por rupturas
paradigmáticas.
O objectivo final é treinar o estudante a construir
conhecimento a partir do registo arqueológico e a preparar um primeiro esboço da
sua própria dissertação de Mestrado.
Conteúdos programáticos
A Arqueologia seus fins e métodos (método tipológico
e método estratigráfico).
Estudar sociedades do passado através de amostras
pobres e truncadas.
Uma vocação transdisciplinar e interdisciplinar.
Arqueologia: entre a História e a Antropologia.
O Nascimento da Pré-História e a afirmação da
Arqueologia.
Do Positivismo ao Histórico-Culturalismo.
A Teoria Geral de Sistemas e o ”processualismo” nas
suas distintas versões.
A Arqueometria como área de análise neutra.
O “linguistic turning” e o pós-processualismo
A Arqueologia Hoje
Bibliografia
Alarcão, J. 1996 - Para uma conciliação das arqueologias. Porto: Afrontamento.
Gamble, C. 2001
- Archaeology: the basics. London:
Routledge
Johnson, M. 1999
- Archaeological Theory. An introduction.
Oxford: Blackwell.
Renfrew, C. /
Bahn, P. (Eds.) 1991 – Archaeology
Theories, Methods and Practice. London: Thames and Hudson.
Id. (Eds.) 2005
– Archaeology. The Key Concepts. London:
Routledge.
Trigger, B. G.,
1989 - A History of Archaeological Thought. Cambridge:
C.U.P.
Avaliação:
Trabalhos práticos:
1. Com
vista a aprofundar e conhecer melhor as diferentes correntes epistemológicas da
Arqueologia, propõe-se que se realize um pequeno ensaio comparativo de duas (ou
mais) das seguintes obras, tidas por representativas de distintas correntes de
pensamento:
Binford,
Lewis R 1991 - Em busca do passado : a
descodificação do registo arqueológico. Mem Martins: Europa-América
Childe,
V. Gordon 1976 - Para uma recuperação do
passado : a interpretação dos dados arqueológicos. Lisboa:
Bertrand.
Clarke,
D. L. 1978 – Analytical Archaeology.
2ª ed., London: Methuen.
Hodder,
I. 1986 - Reading the past. Current
approaches to interpretation in archaeology. Cambridge: Cambridge
University Press.
Exemplo:
Chide vs
Clarke
Childe vs
Binford
Childe vs
Hodder
Clarke vs
Binford
Binford
vs Hodder
Etc.
Para além do ensaio comparativo, com vista à obtenção de aproveitamento na frequência do Seminário (dois elementos de avaliação), propõe-se:
2.
Realização de uma ficha de
leitura de uma das obras propostas. No caso dos Key Concepts pode escolher dois ou três conceitos e realizar a
ficha de leitura sobre os mesmos.