Sumários
Ana María Shua, La muerte como efecto secundario (3)
9 Março 2018, 08:00 • Cristina Almeida Ribeiro
Continuação do estudo do romance: Ernesto, maquilhador e guionista, no centro de uma complexa rede de relações (reais? imaginárias?); corpo humano e corpo social; máscaras e formas de evasão.
Ana María Shua, La muerte como efecto secundario (2)
7 Março 2018, 08:00 • Cristina Almeida Ribeiro
Continuação do estudo do romance: complexidades da estrutura narrativa, dimensão metaliterária; bizarrias do mundo representado, no plano social, no plano económico, no plano cultural.
Ana María Shua, La muerte como efecto secundario (1)
2 Março 2018, 08:00 • Cristina Almeida Ribeiro
Leitura comentada do primeiro capítulo do romance, com chamada de atenção para os múltiplos rumos narrativos que ele potencia: o narrador-personagem e o pai, o narrador-personagem e a amante ausente, o narrador-personagem e o mundo em volta.
Romance e conto frente a frente (2)
28 Fevereiro 2018, 08:00 • Cristina Almeida Ribeiro
Novas reflexões a propósito da distinção entre romance e conto enquanto géneros narrativos, agora a partir de textos de Juan Bosch, Julio Cortázar e David Mourão-Ferreira.
Romance e conto frente a frente (1)
23 Fevereiro 2018, 08:00 • Cristina Almeida Ribeiro
Primeiras considerações acerca de romance e conto e das convergências e divergências entre estes dois géneros narrativos, com base em textos de Irene Andres-Suárez, Ana María Shua, Mariana Enríquez e Mario Benedetti.