Sumários

"Viagens na minha terra" de Almeida Garrett

16 Maio 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Esta sessão esteve dedicada à análise da obra de Almeida Garrett "Viagens na minha terra". Foram analisados diversos capítulos da obra, que apresenta uma mistura de paródia da narrativa de viagens, cópia de modelos anteriores (Xavier de Mestre, Dom Quixote, Tristão Shandy), e de crítica social e política ao Portugal contemporâneo.


De Xavier de Mestre a Kaminer: a viagem que não é viagem

11 Maio 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Esta aula esteve dedicada a textos que utilizam o formato da narrativa de viagem de forma paródica ou humorística, com ou sem finalidade crítica. Foi introduzido o caso da "Viagem á roda de Parvónia", e foram analisados excertos da "Viagem á volta do meu quarto" de Xavier de Mestre, e "Viagem a Tralalá" de Wladimir Kaminer.


Paródia e apropriação: Jonathan Swift e Daniel Defoe

9 Maio 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foram analisadas duas obras de teor claramente literário e ficcional (as Viagens de Gulliver e Robinson Crusoe), que aproveitam o modelo da narrativa de viagens clássica (incluido o subgénero da narrativa de naufrágios) para criar mundos ficcionais. Foram analisados os recursos utilizados pelos autores para dar "aparência de veracidade" às suas narrações e as distintas finalidades dos seus textos.


Apropriações literárias da viagem: a utopia

4 Maio 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão iniciou-se o último bloco temático da cadeira: o relativo às apropriações literárias da narrativa de viagem. Foram analisados excertos da obra "Utopia" de Thomas More, para estudar como esta obra adopta y adapta diversos recursos da narrativa de viagens com fins filosóficos.


Filme "The trip to Spain"

2 Maio 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Foi visualizado o filme "The trip to Spain", de Winterbottom, que trata sobre uma viagem e dois actores británicos através da geografia espanhola. Os alunos preencheram uma ficha de comentário sobre o filme, a ser entregue posteriormente.