Sumários

Aula nº18

23 Abril 2025, 13:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

5. O valor da história da filosofia: José Barata-Moura.

Dois pares de antecedentes da questão da relação entre filosofia e história da filosofia: Platão e Aristóteles; Kant e Hegel. José Barata-Moura e a solução dialéctica da oposição entre filosofar (Kant) e filosofia (Hegel): “Filosofia e Filosofar. Hegel versus Kant?” Philosophica 6 (1995): 51-69.

 


Aula nº17

21 Abril 2025, 13:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

5. O valor da história da filosofia: Joaquim Cerqueira Gonçalves.

A questão da relação entre filosofia e história da filosofia: uma antinomia do estudo da filosofia; Martial Gueroult, sobre a história e a filosofia da história da filosofia. Joaquim Cerqueira Gonçalves em defesa da historicidade da razão e da filosofia: uma filosofia da razão histórica; historicidade da filosofia; história da filosofia, mas não cronológica.

 


Aula nº16

9 Abril 2025, 13:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

4. Duas visões da Idade Média: Francisco da Gama Caeiro e Joaquim Cerqueira Gonçalves.

Joaquim Cerqueira Gonçalves e a moderna Idade Média: “A Modernidade nasceu na Idade Média” (1999); a grande viragem histórica da filosofia antiga para a moderna-medieval; a nova dimensão da historicidade; “Ditos de Joaquim Cerqueira Gonçalves” sobre o valor da história vs. natureza.

 


Aula nº15

7 Abril 2025, 13:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

4. Duas visões da Idade Média: Francisco da Gama Caeiro e Joaquim Cerqueira Gonçalves.

Francisco da Gama Caeiro e uma nobre Idade Média: escola, escolástica e universidade com conotação positiva; a diluição da Idade Média na evolução histórica; a discretio antoniana, como exemplo dos valores medievais.

 


Aula nº14

2 Abril 2025, 13:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Filosofia e mística: Carlos Henrique do Carmo Silva.

Religião, filosofia e mística. A mística como «iniciação à vivência espiritual». Uma definição-síntese do fenómeno da mística. A redução da mística a uma via devocional. O cristianismo não é teocêntrico. A mística não fala de Deus.