Sumários

Ordem canónica e não-canónica

6 Fevereiro 2019, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

A noção de ordem canónica. Sua variação em diferentes línguas. Ordem canónica na frase e no sintagma nominal.
Ordem não-canónica. Alguns casos concebidos como exibindo ordem não-canónica derivada a partir estruturas subjacentes com ordem canónica da língua.


Ordem canónica da frase em português europeu

1 Fevereiro 2019, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Ordem canónica e aspetos centrais da estrutura das frases..


Apresentação

30 Janeiro 2019, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

 OPS é uma disciplina de espetro largo que aprofunda conhecimentos e competências de Sintaxe e os articula com outros relativos à estrutura informacional e discursiva das frases. Conhecimentos a adquirir: padrões de ordem de palavras nas frases e constituintes do português; sua caracterização e relacionação com propriedades lexicais e (sub)tipos de frase; valores desses padrões de ordem no discurso. Aptidões a aprofundar: capacidade de argumentação e de análise dos dados empíricos. Competências a desenvolver: capacidade de análise de frases simples e complexas, incidindo sobre a determinação do tipo de ordem (canónica vs. não canónica) dos constituintes na frase e seus constituintes; capacidade de determinação, âmbito da frase, da estrutura sintática correspondente à ordem de constituintes; capacidade de isolar os fatores desencadeadores de alterações da ordem canónica; relacionação das manifestações de ordem não canónica com as propriedades informacionais e discursivas associadas.  


Learning outcomes of the curricular unit

Ordem de Palavras e Significação is a wide scope UC. It develops contents and skills that started to be acquired in Syntax and relates them with knowledge on the sentence informational structure and its discourse counterparts. Knowledge to be acquired: word order patterns in Portuguese sentences and their constituents. Their characterization and correlation with lexical features and sentence (sub)types; word order patterns and their discourse significance. Skills to be improved: aptitude of argumentation and analysis of empirical data. Competences to be developed: capacity of analysis of simple and complex sentences, focusing on: determination of the king of word order (canonical or non-canonical) of sentences and constituents; capacity of determining the structure related to each word order pattern in the sentence domain; capacity of isolating the triggers of word order changing; correlation of the non-canonical word order cases with their informational and discursive properties..

  

2.Conteúdos programáticos

A noção de ordem canónica: diferenças na ordem canónica entre as línguas na frase e nos seus constituintes; a ordem canónica no português europeu. Alterações à ordem canónica no âmbito da frase, motivadas pela interação entre elementos lexicais e funcionais: (i) frases declarativas e colocação de modificadores adverbiais; (ii) verbos inacusativos e elevação do seu argumento nominal; (iii) ordem de constituintes nas interrogativas diretas e nas exclamativas. Ordem não canónica obrigatória em frases subordinadas relativas e interrogativas parciais. 4. Ordem não canónica opcional motivada por objetivos discursivos: a inversão sujeito verbo em frases declarativas; estratégias de topicalização e de focalização marcadas em português europeu.

Syllabus

The notion of canonical word order: differences in the canonical word order across languages; canonical word order in European Portuguese. Changes in the word order in the sentence domain, triggered by the presence of lexical and functional items: (i) declarative sentences and placement of modifying adverbials; (ii) unaccusative verbs and raising of their nominal argument; constituent word order in direct interrogative and exclamative sentences. Obligatory non-canonical word order in subordinate relative sentences and indirect wh-questions. Optional non-canonical word order due to discursive purposes: the Subject-Verb inversion in declarative sentences; marked topicalization and focalization strategies in European Portuguese.

 

3.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que os cumprem e preenchem de forma detalhada e articulada.

 

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The syllabus is coherent with the curricular unit’s objectives, since its contents fulfill each one of these objectives and develop them in a detailed and interconnected way.

 

4.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A metodologia de ensino adotada é descritivista e incide sobre o português europeu. A literatura recomendada consiste em obras relevantes que analisam de forma descritiva alargada o português europeu. A metodologia de aprendizagem assenta numa correlação sistemática entre a apresentação dos novos conteúdos e a sua aplicação pelos estudantes em exercícios que visam interiorizar e integrar esses conteúdos em conhecimentos prévios, ou que colocam novos problemas que fomentam as aptidões de análise de dados e o raciocínio argumentativo. Assim, muitas aulas têm um carácter teórico-prático ou prático. A avaliação é feita através de provas escritas sobre a matéria dada, que valem 40% e 60% da cotação global.

 Teaching methodologies (including evaluation)

The teaching methodology adopts a descriptivist approach and focus on European Portuguese. The recommended literature consists in relevant works that analyze European Portuguese in an extended descriptive way. The learning methodology is based on a systematic correlation between the presentation of new contents and their application by the students in exercises that allow them to internalize these contents and to integrate them in previous knowledge, or that trigger new problems that increase the students’ aptitudes for the analysis of data and argumentation. Thus, many classes have a theoretical-practical or practical status. The evaluation is achieved by two written tests, counting as 40% and 60% of the final score.

 

5.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e aprendizagem são coerentes com os objetivos de aprendizagem visados, uma vez que consolidam conteúdos e capacidades prévias e neles integrar novos numa forma progressiva e articulada. Estas abordagens permitem aos estudantes alcançar uma descrição alargada das relações entre os padrões de ordem de palavras e as suas contrapartidas discursivas.

 Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching and learning methodologies are coherent with the learning outcomes, since they seek to consolidate previous contents and skills and to integrate new ones in a progressive and articulated manner. These approaches allow the students to achieve a comprehensive description of the relations between word order patterns and structure and their discursive counterparts.

 

6.Bibliografia

Bechara, E. 1999. Moderna gramática portuguesa. Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

Costa, J. 2008. O Advérbio em português europeu. Lisboa: Edições Colibri.

Cunha, C. & L. Cintra 1984. Nova gramática do português contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Mateus, M. H., A. Brito, I. Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva 2003. Gramática da língua portuguesa. 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho.

Mioto, Carlos 2009. Sintaxe do português. Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina/LLV/ CCE/UFSC. ISBN 978-85-61482-12-1.

Peres, J. & T. Móia 1995. Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

Raposo, E., Mª F. Nascimento, M. A. Mota, L. Segura e A. Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Vols. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.