Apresentação.
17 Fevereiro 2016, 10:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
1. Apresentação do Programa e do modo de funcionamento da cadeira
Programa:
1. A noção de ordem canónica. Diferenças na ordem canónica entre as línguas na frase e nos seus constituintes. A ordem canónica no português europeu.
2. Alterações à ordem canónica no âmbito da frase, motivadas pela interacção entre elementos lexicais e funcionais:
2.1. Frases declarativas e colocação de modificadores adverbiais
2.2. Verbos inacusativos e construções de elevação.
2.3. Ordem de constituintes nas interrogativas directas e nas exclamativas.
3. Ordem não-canónica obrigatória em frases subordinadas relativas e interrogativas parciais.
4. Ordem não-canónica opcional motivada por objectivos discursivos. A inversão sujeito verbo em frases declarativas; as estratégias de topicalização e de focalização marcadas.
Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos:
bibliografia de consulta:
Bosque, Ignacio & Violeta Demonte (1999), Gramática Descriptiva de la Lengua Española, Madrid: Espasa.
Costa, João (2008) O Advérbio em Português Europeu. Lisboa: Edições Colibri
Mateus, Mª Helena, Ana Brito, Inês Duarte, Isabel Faria, Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário & Alina Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho.
Peres, João & Telmo Móia (1995) Áreas críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.
Raposo, Eduardo, Mª Fernanda Nascimento, Mª Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
bibliografia de referência:
Ambar, Manuela (1992), Para uma Sintaxe da Inversão Sujeito-Verbo em Português. Lisboa: Edições Colibri.
Brito, Ana (1991), A Sintaxe das Orações Relativas em Português. Porto: INIC/CLUP.
Costa, João (1998), Word Order Variation. A constraint-based approach. Holland Academic Graphics, The Hague (2ª edição, on-line, 2004).
Costa, João 2004. Subject positions and interfaces. The case of European Portuguese. Berlin: Mouton de Gruyter.
Costa, João & Inês Duarte 2002, Preverbal subjects in null subject languages are not necessarily dislocated. Journal of Portuguese Linguistics. Vol. 1, nº2.
Duarte, Inês (1987) A Construção de Topicalização na Gramática do Português. Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Duarte, Inês (1997), Ordem de Palavras: Sintaxe e Estrutura Discursiva. In Brito et. al. Sentido que a Vida Faz - Estudos para Óscar Lopes. Porto: Campo das Letras.
Kuno, S. (1972), Functional sentence Perspective: a Case study from Japanese and English. Linguistic Inquiry 3:3, pp. 269-320.
Kuroda, S. Y. (1972-1973), The Categorical and Thetic Judgement. Foundations of Language, 9:2, pp. 153-185.
Matos, Gabriela & Ana Brito (2012) The alternation between improper indirect questions and restrictive relatives. In Camacho-Taboada, V., A. Jiménez-Fernández, J. Martín-González & M. Reyes-Tejedor (eds.) Agreement, Information Structure and the CP. Amsterdam: John Benjamins, pp. 83-116.
Móia, Telmo. 1996. A Sintaxe das Orações Relativas sem Antecedente Expresso do Português. In Gonçalves, A., M. Colaço, M. Miguel & T. Móia. Quatro Estudos em Sintaxe do Português. Lisboa: Edições Colibri.
Pollock, Jean-Yves (1989) Verb Movement. Universal Grammar and the structure of IP. Linguistic Inquiry, 20:3, 365-424
Objectivos da disciplina:
Caracterização dos padrões de ordem de constituintes nas estruturas frásicas do português, correlacionando padrões de ordem com a ocorrência de elementos lexicais específicos, bem como com tipos de frase e os valores que assumem tendo em vista a estrutura discursiva das frases.
Funcionamento da disciplina:
As aulas têm um cariz teórico-prático.A metodologia de aprendizagem assenta numa correlação sistemática entre a apresentação de novos conteúdos e a sua aplicação pelos estudantes em exercícios que lhes permitam interiorizá-los e integrá-los em conhecimentos prévios ou desenvolver aptidões de análise de dados e capacidade de argumentação.
Critérios de avaliação:
2 exercícios durante o período escolar e um durante a época de avaliação, valendo o primeiro 20% da cotação global e os dois últimos 40% cada .
Atendimento dos alunos:
2h por semana