Sumários

Apresentação

29 Janeiro 2020, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. PROGRAMA

Objetivos de aprendizagem

 OPS é uma disciplina que aprofunda conhecimentos e competências de Sintaxe e os articula com outros relativos à estrutura informacional e discursiva das frases. São conhecimentos a adquirir os padrões de ordem de palavras e constituintes nas frases do português e sua relacionação com propriedades lexicais, sintáticas e discursivas. OPS visa desenvolver a capacidade de determinação e de análise da estrutura sintática correspondente à ordem de constituintes de frases simples e complexas e de isolar os fatores desencadeadores de alterações da ordem canónica,.  

 

Conteúdos programáticos

A noção de ordem canónica: diferenças na ordem canónica entre as línguas na frase e nos seus constituintes; a ordem canónica no português europeu. Alterações à ordem canónica no âmbito da frase, motivadas pela interação entre elementos lexicais e funcionais: (i) frases declarativas e colocação de modificadores adverbiais; (ii) verbos inacusativos e elevação do seu argumento nominal; (iii) ordem de constituintes nas interrogativas diretas e indiretas, nas exclamativas e nas relativas. 4. Ordem não canónica opcional motivada por objetivos discursivos: a inversão sujeito verbo em frases declarativas; estratégias de topicalização e de focalização marcadas em português europeu.

 

2. METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Os conteúdos são apresentados de usando uma abordagem descritivista e incide predominantemente sobre o português europeu, ainda que comparando-o pontualmente com outras línguas ou variedades do português. Assim, a literatura recomendada incide sobre obras relevantes que analisam de forma descritiva alargada o português europeu.

A metodologia de aprendizagem têm um carácter teórico-prático ou prático: assenta numa correlação sistemática entre a apresentação dos novos conteúdos e a sua aplicação pelos estudantes em exercícios que visam interiorizar e integrar esses conteúdos em conhecimentos prévios, ou que colocam novos problemas que fomentam as aptidões de análise de dados e o raciocínio argumentativo.

A avaliação é feita através de 2 provas escritas sobre a matéria dada, que valem 40% e 60% da cotação global.

 

3. BIBLIOGRAFIA ACONSELHADA

Bechara, E. 1999. Moderna gramática portuguesa. Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna.

Costa, J. 2008. O Advérbio em português europeu. Lisboa: Edições Colibri.

Cunha, C. & L. Cintra 1984. Nova gramática do português contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Mateus, M. H., A. Brito, I. Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva 2003. Gramática da língua portuguesa. 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho.

Mioto, Carlos 2009. Sintaxe do português. Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina/LLV/ CCE/UFSC. ISBN 978-85-61482-12-1.

Peres, J. & T. Móia 1995. Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

Raposo, E., Mª F. Nascimento, M. A. Mota, L. Segura e A. Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Vols. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.