Sumários

Apresentação

19 Setembro 2016, 12:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Conteúdos programáticos da disciplina

1. A noção de ordem canónica. Diferenças na ordem canónica entre as línguas na frase e nos seus constituintes. A ordem canónica no português europeu

 2. Alterações à ordem canónica no âmbito da frase, motivadas pela interação entre elementos lexicais e funcionais:

(i) Frases declarativas e colocação de modificadores adverbiais; (ii) Verbos inacusativos e construções de elevação; (iii) Ordem de constituintes nas interrogativas diretas e nas exclamativas.

3. Ordem não canónica obrigatória em frases subordinadas relativas e interrogativas parciais. 4. Ordem não canónica opcional motivada por objetivos discursivos. A inversão sujeito verbo em frases declarativas. Estratégias de topicalização e de focalização marcadas em português europeu.

Objetivos a atingir

OPS é uma disciplina de espetro largo que aprofunda conhecimentos e competências de Sintaxe e os articula com outros relativos à estrutura informacional e discursiva das frases.

Conhecimentos a adquirir: padrões de ordem de palavras nas frases e constituintes do português; sua caracterização e relacionação com propriedades lexicais e (sub)tipos de frase; valores desses padrões de ordem no discurso. Aptidões a aprofundar: capacidade de argumentação e de análise dos dados empíricos. Competências a desenvolver: capacidade de análise de frases simples e complexas, incidindo sobre a determinação do tipo de ordem (canónica vs. não canónica) dos constituintes na frase e seus constituintes; capacidade de determinação, âmbito da frase, da estrutura sintática correspondente à ordem de constituintes; capacidade de isolar os fatores desencadeadores de alterações da ordem canónica; relacionação das manifestações de ordem não canónica com as propriedades informacionais e discursivas associadas.

Metodologia de ensino e avaliação

A metodologia de ensino adotada é descritivista e incide sobre o português europeu. A literatura recomendada consiste em obras relevantes que analisam de forma descritiva alargada o português europeu. A metodologia de aprendizagem assenta numa correlação sistemática entre a apresentação dos novos conteúdos e a sua aplicação pelos estudantes em exercícios que visam interiorizar e integrar esses conteúdos em conhecimentos prévios, ou que colocam novos problemas que fomentam as aptidões de análise de dados e o raciocínio argumentativo. Assim, muitas aulas têm um carácter teórico-prático ou prático.

A avaliação é feita através de exercícios escritos presenciais: dois durante o funcionamento das aulas e um no período de avaliação. O primeiro exercício vale 20% da cotação global e os dois últimos 40% cada.