A tecnologia da cerâmica chinesa, em particular da porcelana de “azul e branco”

26 Abril 2016, 10:00 Luís Urbano Afonso

Caraterísticas da porcelana: impermeabilidade, vitrificação, ressonância, translucidez, brancura, higiene (facilidade de limpeza).

MATERIAIS (derivados do granito): caulino (“argila chinesa”), ou seja, uma argila branca, pouco plástica, usada numa percentagem de 30-60%; petuntsé (“pequenos tijolos brancos” ou “pedra chinesa”), ou seja, uma pedra feldspática rica em óxidos de alumínio e em sílica, mais plástica, que atua como fluxo.

CONTROLO DO AR: interior do forno com atmosfera redutora (i.e. pobre em oxigénio e com elevado nível de dióxido e monóxido de carbono), de modo a permitir obter uma gama diferente de cores.

COZEDURA: a porcelana de azul e branco tem apenas uma cozedura, sendo feita a temperaturas muito elevadas (>1300º). Apesar da vitrificação da pasta começar aos 1100º, a brancura e translucidez só se atingem a partir dos 1300º.

PINTURA: feita sobre o corpo da peça, depois de moldada e seca, que absorve e fixa o pigmento.

VIDRADO: aplicado depois de feita a pintura, normalmente por imersão. O vidrado, transparente, era preparado a partir de uma mistura de feldspato (rocha constituída por silicato de potássio e alumínio), chumbo e sais. A vitrificação do corpo da peça em conjunto com a pintura e o vidrado.