Apresentação do Programa
29 Janeiro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Aula 1
29-01-2019
Uma unidade letiva e dois docentes. O trabalho em conjunto de investigação e de ensino em equipa: formações diferentes e complementares.
O objetivo da Parte I: pensar critica e criativamente Relações Inter / Transculturais. Categorias chave como Ásia, Europa, Eurásia, Cultura, Continente. Palavras-chave e ordem das classificações/denominações académicas a partir do séc. XIX. Nomear é valorar. O Húmus da realidade e das C. Sociais/Humanidades: categorias de espaço e tempo. Os complementares universos terrestres e marítimos nas relações Eurasiáticas.
O objetivo da parte II: Em Torno das Ásias da Ásia (em especial a Ásia Oriental) nos portugueses, Portugal/Europa dos finais do s. XV aos finais do s. XVIII. Portugal: uma placa marítima-litoral Eurasiática global (implicando África/América) há mais de meio milénio. A Diáspora Portuguesa de Lavrar o Mar como seguro de vida/existência da sociedade e cultura portuguesas. As relações transculturais multilaterais e como os portugueses apr(e)endem China através do Indico/India, Ásia do Sueste, Pacífico Asiático de Ryukyu/Liu Chiu – “Léquios”, Japão. As relações transculturais são interações multilinguísticas: o primeiro encontro entre portugueses e chineses em Malaca/1509 é falado em Árabe. Macau um serviço transcultural global sinonipoportuguês.