Sumários
O romance bizantino.
23 Abril 2018, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Leitura e discussão do romance bizantino A Guerra de Tróia ou Ilíada Bizantina. Análise de episódios, personagens, tópicos literários e estrutura narrativa; combinação de elementos tradicionais do romance com elementos da épica e do ciclo troiano, do conto de fadas e dos romances cavaleirescos medievais.
A mitografia.
16 Abril 2018, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A mitografia: possíveis definições e as suas várias correntes (Funcionalismo; Estruturalismo; Folclorismo). Principais autores e obras, em suas respectivas épocas.
O romance grego bizantino dos séculos XII e XIV.
9 Abril 2018, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
O romance grego bizantino dos séculos XII e XIV: enquadramento histórico e características literárias.
O romance bizantino entre a preservação da herança antiga e a adaptação à época medieval: a miscigenação de géneros e de lugares comuns.
Nota: O seminário foi regido pelo Doutor Rui Carlos Fonseca (pós-doc - CEC).
Os problemas levantados por um comentário a um texto clássico.
19 Março 2018, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Os alunos assistiram ao seminário regido pelos Professores Antony Augoustakis e Joy Littlewood, no âmbito dos Lisbon Classics Seminars, com o tema: Hannibal's Journey. Silius Italicus, Punica 3. No seminário apresentaram-se, e discutiram-se, questões pertinentes levantadas pela elaboração do comentário ao Livro III da épica de Sílio Itálico, que ambos os investigadores preparam.
O estado da arte da recepção dos clássicos no teatro em Portugal.
12 Março 2018, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Com o incremento dos estudos de recepção nos anos 60, foram desenvolvidos diversos estudos sobre a recepção dos clássicos em regimes ditatoriais. Nas últimas décadas, esses estudos de recepção conheceram um aumento substancial na Europa e, no caso das tragédias gregas, tais estudos têm estado associados à performance, nomeadamente a partir da criação, em 1995, da Arc-Net (European Network of research and documentation of performance of Ancient Greek Drama) e do APGRD (Archive for Performance of Greek and Roman Drama), em 1996. Neste seminário, pretendeu-se mostrar aos mestrandos o estado da arte da recepção dos clássicos no teatro em Portugal, incentivando-os a desbravar um caminho com várias possibilidades de ramificação, tornando ainda óbvia a resposta à questão sobre se existe, ou não, lugar para os clássicos hoje.