O humanismo escolar jesuítico
13 Novembro 2017, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A figura de Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. A importância, para o bom êxito do apostolado, atribuída a uma sólida cultura humanista. A assunção do ensino público como um desígnio estratégico. A progressiva elaboração dum regime de estudos (Ratio studiorum) e a sua dinâmica específica. As produções literárias oriundas do contexto escolar, com privilégio dado aos temas sacros (Oratória, poesia dramática e lírica, paráfrase de salmos, etc.). Destaque dado a dois Jesuítas: o francês Jacques Vanier, do séc. XVII, autor do Praedium rusticum (de que se leu um excerto em tradução) e o português Luís da Cruz (séc. XVI-XVII), dramaturgo (leitura em tradução de uma cena da sua comédia Vida Humana). Distribuição de propostas de pequenos trabalhos aos alunos.
Foram indicadas algumas referências bibliográficas sobre o tema da sessão.