Wilamowitz vs Nietzsche: um debate sobre as Humanidades e os Estudos Clássicos
28 Setembro 2021, 17:00 • Rodrigo Furtado
1. Problemas da Filologia Clássica:
1.1 O afastamento:
i) Tempo;
ii) Texto;
iii) Transmissão;
iv) Pensamento.
1.2 A recuperação:
i) Método;
ii) Objecto;
iii) Expectativas.
2. A necessidade do método: de Alexandria a Erasmo; a filologia bíblica.
3. O método filológico clássico: a Wortphilologie –Gottfried Hermann (1772-1848)e Karl Lachmann (1793-1851).
4. Filologia vs. Filosofia= rigor e o método vs. especulação, pragmatismo e individualismo.
5. O jovem Friedrich Nietzsche (1844-1900):
i) Formação filológica muito profunda;
ii) Prof. Grego em Basileia aos 24 anos (1869-79);
iii) Interesse por praticamente todos os aspectos da Cultura e literatura grega; o carácter agonístico;
6. O Nascimento da tragédia a partir do espírito da Música (1872)
6.1 Crescente vontade de compreender o presente a partir das categorias gregas que ajudariam a compreendê-lo;
6.2 Pressupostos ‘teóricos’:
i) inocência/Culpa permeia toda a tragédia (cf. Dodds);
ii) a falta de culpa de Édipo e o pessimismo da tragédia;
iii) dissolução do indivíduo e os terrores da existência;
iv) sofrimento humano = sofrimento de Dioniso;
v) tragédia como uma actualização do sofrimento de Dioniso.
6.3 As teses:
i) Cultura grega como produto do conflito entre Apolo e Dioniso;
a. A origem da tragédia com o mito da morte de Dioniso.
b. Cultura grega arcaica: dionisíaca.
c. Apolo = ilusão e sonho; Dioniso: triunfo de uma vontade incontrolável que causa sofrimento (Arthur Schopenhauer).
d. Tragédia: espelho da luta cósmica entre ilusão e vontade; sofrimento humano como resultado disto.
ii) a morte da tragédia com o racionalismo/domesticação de Sócrates e de Eurípides;
iii) o renascimento da tragédia com Wagner.
7. Reacção de Wilamowitz (1848-1931): Zukunftsphilologie!
7.1 problemas de forma; a falta de filologia; a ‘footnote philology’;
7.2 pode um filólogo usar a sua disciplina para não ser filólogo
7.3 Ultrapassar a filologia pura – filologia e história: Wilamowitz.
8. A síntese de Erwin Rohde (1845-1898): the Afterphilologie e a crítica à objectividade filológica. O problema da avaliação da arte.
9. A necessidade da pergunta e o problema do método.