Wilamowitz vs Nietzsche: um debate sobre as Humanidades e os Estudos Clássicos

28 Setembro 2021, 17:00 Rodrigo Furtado

1.     Problemas da Filologia Clássica:

1.1  O afastamento:

i)               Tempo;

ii)             Texto;

iii)            Transmissão;

iv)            Pensamento.

1.2  A recuperação:

i)               Método;

ii)             Objecto;

iii)            Expectativas.

 

2.     A necessidade do método: de Alexandria a Erasmo; a filologia bíblica.

3.     O método filológico clássico: a Wortphilologie –Gottfried Hermann (1772-1848)e Karl Lachmann (1793-1851).

4.     Filologia vs. Filosofia= rigor e o método vs. especulação, pragmatismo e individualismo.

5.     O jovem Friedrich Nietzsche (1844-1900):

i)              Formação filológica muito profunda;

ii)             Prof. Grego em Basileia aos 24 anos (1869-79);

iii)           Interesse por praticamente todos os aspectos da Cultura e literatura grega; o carácter agonístico;

 

6.     O Nascimento da tragédia a partir do espírito da Música (1872)

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6.1  Crescente vontade de compreender o presente a partir das categorias gregas que ajudariam a compreendê-lo;

6.2  Pressupostos ‘teóricos’:

i)               inocência/Culpa permeia toda a tragédia (cf. Dodds);

ii)             a falta de culpa de Édipo e o pessimismo da tragédia;

iii)            dissolução do indivíduo e os terrores da existência;

iv)            sofrimento humano = sofrimento de Dioniso;

v)             tragédia como uma actualização do sofrimento de Dioniso.

 

6.3  As teses:

i)               Cultura grega como produto do conflito entre Apolo e Dioniso;

a.     A origem da tragédia com o mito da morte de Dioniso.

b.     Cultura grega arcaica: dionisíaca.

c.      Apolo = ilusão e sonho; Dioniso: triunfo de uma vontade incontrolável que causa sofrimento (Arthur Schopenhauer).

d.     Tragédia: espelho da luta cósmica entre ilusão e vontade; sofrimento humano como resultado disto.

ii)             a morte da tragédia com o racionalismo/domesticação de Sócrates e de Eurípides;

iii)            o renascimento da tragédia com Wagner.

 

7.     Reacção de Wilamowitz (1848-1931): Zukunftsphilologie!

7.1  problemas de forma; a falta de filologia; a ‘footnote philology’;

7.2  pode um filólogo usar a sua disciplina para não ser filólogo

 

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7.3  Ultrapassar a filologia pura – filologia e história: Wilamowitz.

 

8.     A síntese de Erwin Rohde (1845-1898): the Afterphilologie e a crítica à objectividade filológica. O problema da avaliação da arte.

9.     A necessidade da pergunta e o problema do método.