Sumários
18 Novembro 2024, 14:00
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Nereida Villagra
Exposição dos pricipais tipos de trabalhos/investigações em Estudos Clássicas e as ferramentas para elaborá-los:
- Edições críticas
- Traduções
- Comentários
- Companions
- Artigos e monografias
- Enciclopédias sobre o mundo antigo
11 Novembro 2024, 14:00
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Nereida Villagra
A interpretação do mito na Antiguidade: a escola de Cambridge "Myth and Ritual" e Burkert: a correspondência entre legomena e dromena.
Importância de avaliar o estado do texto: o caso do texto do Heroico de Filóstrato e o ritual de Fogo Novo de Lemnos. A partir da reavaliação da expressão καθ῏ἕκαστον ἔτος, leitura da maioria dos manuscritos, como leitura válida que transmite o sentido do texto, Burkert interpreta que o ritual descrito a continuação tinha lugar em Lemnos anualmente e consistia num ritual de purificação anual, um ritual de Ano Novo.
O testemunho de Filóstrato relaciona o festival lemnio com a tradição da androctonia lemnia: Burkert defende que ambos elementos correspondem à dromena (accções) e legomena (narrativas, relatos) do mesmo ritual e mostra a equivalência estrutural da descrição de Filóstrato com o mito da androctonia das lemnias.
Na descrição de Filóstrato não é referida a separação ritual dos homens e das mulheres, mas conhecemos esta prática em outras festas. A morte dos homens no mito equivale à separação ritual dos sexos, ou ao estado de exceção quando a ilha fica sem fogo, descrito por Filóstrato.
A chegada dos Argonautas equivale à reintrodução do fogo chegado do mar que permite a recuperação do ritmo da vida normal.
4 Novembro 2024, 14:00
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Nereida Villagra
Bases da crítica textual: recensio dos manuscritos, estabelecimento do stemma codicum, arquétipo.
Definição de arquétipo
O método lachmanniano e o debate Maas e Pasquali: textos com transmissão aberta.
Edição de textos fragmentários: papiros e transmissão indirecta.
O aparato crítico e as edições críticas.
28 Outubro 2024, 14:00
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Nereida Villagra
1. Dúvidas sobre o trabalho da cadeira.
2. A transmissão da literatura grega:
- s. I-III e o passo do rolo ao codex
- Renascimento bizantino (s. IX-X), a minúscula itálica, as cópias transliteradas, a fundação da Universidade de Constantinopla
- s. XI-XII: a época dos comentários
- s. XIII-XIV: a 4a cruzada e o império latino (1202-1261), o papel, o processo de cópia e os exemplares protótipos
- s.XV-XVI: Conquista de Constantinopla pelo império Otomano, fugido dos eruditos bizantinos ao Sul de Itália e Creta, o Renascimento italiano.
- A imprensa: Aldo Manúcio e M. Musuro, editiones principes baseadas num único anuscrito, edições com valor de manuscrito
- A digitalização e a cadeia da transmissão textual da qual nós fazemos parte.
21 Outubro 2024, 14:00
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Nereida Villagra
A transmissão da literatura grega:
- Oralidade e escrita: conceitos chave
- A época arcaica: modo poético e oralidade, performances poéticas, o simpósio, apoio da escrita pontual, epigrafia
- Época clássica: avance da escrita, performances trágicas, cómicas e épicas ainda orais, início de bibliotecas privadas: Eurípides, Académia, Liceu, surgimento da prosa ligado à escrita, leituras grupais.
- Época helenística: o império de Alexandro o Grande e a koiné, reinos helenísticos e culturas em contacto, surgimento. de grandes bibliotecas públicas e de novas formas poéticas, consolidação da literatura composta para ser lida.