Sumários

Guillaume de Machaut (3)

13 Outubro 2017, 08:00 Cristina Almeida Ribeiro

Novas considerações a propósito da articulação das composições líricas com os textos narrativos em que se inserem: elementos com função estruturante e não marginalia; utilização múltipla de peças líricas e reforço do estatuto ficcional dos textos. O discurso lírico e a pluralidade das vozes: harmonia e dissonância, a partir de alguns exemplos da pequena antologia em uso. A par da balada, outras formas fixas: rondó e virelai; amplificação e repetição como princípios compositivos constantes mas de concretização distinta em cada género.


Guillaume de Machaut (2)

11 Outubro 2017, 08:00 Cristina Almeida Ribeiro

Regresso ao «Prologue» de Guillaume de Machaut: comparação das miniaturas que o iluminam em dois manuscritos da BnF, o ms. fr. 9211 (já antes observado) e o ms. fr. 1584, e reconhecimento do convencionalismo das primeiras, vinculadas a um padrão mais do que à obra que introduzem, e da originalidade das segundas, onde é evidente, além da imediata adequação aos dados do prólogo (veja-se, por exemplo, o género das figuras alegóricas), o carácter alusivo de boa parte do cenário em que as personagens são colocadas; destaque para a distinção estabelecida por Guillaume entre «matière» e «manière», com referência a todas as suas implicações de ordem estética e à sua repercussão negativa numa leitura biografista da obra do poeta. Caracterização da balada como género poético, a partir da análise de «Plourés, dames, plourés vostre servant» e de «Se pour ce muir qu'Amours ai bien servi» (textos 1 e 9 da pequena antologia em uso); imperatividade e flexibilidade na constituição das chamadas «formas fixas».  


Guillaume de Machaut (1)

6 Outubro 2017, 08:00 Cristina Almeida Ribeiro

Guillaume de Machaut, poeta e músico, com obra sacra e profana de que aqui se privilegiará a segunda. Critérios de escolha do pequeno corpus de referência: proclamação de ideais estéticos, peças autónomas e composições líricas inseridas em textos narrativos. O «Prologue»: alegoria, legitimação das "obras completas" e mitificação do autor; verbalização a posteriori de um projecto estético já cumprido. O Livre du voir dit: construção narrativa e inserção lírica; baladas, rondós e virelais na sua dupla funcionalidade lírica e narrativa. Observação de seis fólios de um dos manuscritos que contêm a obra completa de Machaut (Paris, BnF, ms. fr. 9211) para registo de algumas convenções gráficas (rubricas, capitais...) e compreensão da complexidade de tais manuscritos (iluminação, inclusão de pautas musicais, texto a uma ou várias colunas...). Para uma tipologia do refrão, a partir de ballades e virelais: verso de fecho de estrofe e estrofe autónoma; repetição textual e variação. 


Questões de poética (2)

4 Outubro 2017, 08:00 Cristina Almeida Ribeiro

Após interregno de uma semana - que ficou a dever-se à participação da docente no XVII Congreso Internacional de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval (Roma, USapienza), autorizada em devido tempo -, retomou-se hoje o trabalho preliminar sobre algumas questões de poética, com especial referência a modalidades discursivas e artifícios retóricos identificados nos textos anteriormente distribuídos de Machaut, Ronsard e Baudelaire.

Foi aconselhada a consulta dos seguintes dicionários:

Aquien, Michèle. Dictionnaire de poétique. Paris: Librairie Générale Française, 1997.

ATILF. Dictionnaire du Moyen Français, version 2015 (DMF 2015). CNRS & Université de Lorraine. URL: http://www.atilf.fr/dmf/.


Questões de poética (1)

22 Setembro 2017, 08:00 Cristina Almeida Ribeiro

Tomando como referência as seis composições distribuídas na aula anterior, o trabalho, que se desenvolveu em torno de algumas especificidades do texto poético, privilegiou aspectos compositivos de vária ordem (rima, métrica, estrofe, género...) e permitiu realizar alguns exercícios de escansão de versos.

Foi entregue o enunciado da primeira parte do trabalho não presencial a realizar ao longo do semestre, correspondente à ficha de leitura (1200-1500 palavras) de um de dois ensaios de Gérald Prunelle indicados, nos quais são abordadas questões de natureza formal e tipográfica de interesse para a análise de um texto poético.