Verlaine - do Parnaso à Decadência

20 Outubro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Características comuns aos escritores do Le Parnasse Contemporain (1866) de entre os quais , Teophile Gautier, Banville, Leconte de Lisle ou o jovem Verlaine. O culto da forma como objectivação da beleza. 
Leitura e confronto de " L'Art Poétique" de Verlaine (já longe das convenções parnasianas na defesa do "impair" e da "nuance") e do poema de Teophile Gautier "l'Art" onde ainda se verifica a tendência parnasiana que visa a construção de um objecto "Belo" a partir de um trabalho sobre a forma capaz de domar a resistência do material  (palavra e verso oferecem essa resistência, por analogia com o mármore ou o bronze e o trabalho do escultor).   A nova "forma" do verso breve, contrastando com o "oficial" alexandrino: uma das contribuições de Verlaine para o renovo da linguagem poética. 

Alguns escritores da Decadência (Verlaine, Huysmmans) e a sua descrença num ideal de progresso, o seu gosto pelo antigo e pelas civilizações decadentes.